A Prefeitura do Recife anunciou nesta sexta-feira (19) a abertura de parques, praias e calçadões para a atividades físicas individuais a partir do próximo sábado, dia 20 de junho. Após três meses de paralisação, será possível realizar caminhadas, corridas e passeios de bicicleta sem aglomerações. A reabertura é parcial e os esportes coletivos praticados na areia da praia ainda não serão permitidos. Banhos de mar também estão proibidos. A ciclofaixa também voltará a funcionar no domingo.
>> Reabertura de praias em Porto de Galinhas e no Grande Recife traz alívio para o turismo
>> Saiba o que está permitido a partir deste sábado (20) nas praias, calçadões e parques do Recife
>> Recife libera Ciclofaixa de Turismo e Lazer a partir de domingo (21); veja as regras
>> Olinda libera áreas da orla para atividades físicas; veja quais
>> Saiba como Cabo, Jaboatão e Itamaracá vão proceder com relação à abertura de praias e parques
>> Especialistas dão dicas para retomada das atividades físicas ao ar livre no Grande Recife
>> Reabertura de academias e práticas esportivas pode ser antecipada após diálogo com o governo
>> Sindicato das academias não concorda com plano de reabertura: "ninguém aguenta mais"
O prefeito Geraldo Júlio esclareceu como acontecerá a reabertura na capital pernambucana. "Todas as liberações são feitas com protocolos específicos, estão permitidas as caminhadas e corridas nas praias, parques, calçadão, mas estão proibidos consumo de alimentos e bebidas, aglomerações, esportes coletivos, cadeirinhas e guarda-sol, qualquer estrutura para permanência. Importante dizer também que neste domingo vamos ter a ciclofaixa de turismo e lazer voltando para a cidade de maneira ampliada, com novas conexões com a ciclofaixa fixa da cidade, chegando ao total de 160 km para ser usada pelos recifenses", revelou o prefeito.
Protocolo e acompanhamento
De acordo com secretária-executiva de esportes, Yane Marques, a retomada é necessária, afinal, a prática de atividades físicas é fundamental para a promoção de saúde, qualidade de vida e redução dos danos do novo coronavírus.
- Desrespeito ao decreto faz governo reforçar proibição de corrida em praias e parques
- Sindicato das academias não concorda com plano de reabertura: "ninguém aguenta mais"
- Reabertura de academias e práticas esportivas pode ser antecipada após diálogo com governo
- Fred leiloará bike que usou no pedal solidário de Minas Gerais até o Rio
- Fundador do Crossfit faz comentário racista e Reebok rompe parceria
- Informação sobre laranja, limão e mel na prevenção da covid-19 é falsa
- Associação Brasileira de Academias solicita reabertura para 15 de junho em Pernambuco
- Felipe Carreras pede prioridade para atividades físicas e valorização dos profissionais do setor
"Estamos fazendo protocolos factíveis e cuidadosos. Mas vamos precisar contar com o bom senso da população. É uma retomada necessária porque sabemos que atividade física é importante para a saúde e também para diminuir os danos desse vírus. Será permitido a realização de caminhada, corrida, bicicleta", comentou Yane Marques, que completou. "Abertura parcial é delicada. Amanhã vou estar em boa viagem com uma equipe de aproximadamente 30 pessoas. Vamos acompanhar a reabertura, orientando a população, panfletando, e observando qualquer ferimento da regra", comentou.
A prefeitura acompanhará a retomada das atividades físicas no sábado e domingo em três pontos da praia de Boa Viagem. Há a possibilidade de mais equipes acompanharem a movimentação no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. Durante a semana, 44 professores de educação física também vão estar disponíveis para orientar a população na retomada dos exercícios. Yane explicou. "Como foram 90 dias de paralisação é importante ter profissionais que orientem esse retorno. Será um corpo técnico localizado em pontos estratégicos e fazendo orientação em uma ação educativa. Quanto mais disciplina tiver, melhor para todos", comentou a secretária-executiva.
Covid-19 no Recife
O secretário de saúde, Jailson Correia, enfatizou que houve uma queda nos números de casos e óbitos da covid-19 no Recife após as medidas de isolamento social. "Graças às medidas adotadas precocemente e ao distanciamento social que a população do Recife aderiu, além da ampliação da rede de atenção em número de leitos de enfermaria e de UTI, os indicadores da pandemia de covid-19 no Recife estão em queda há mais de um mês, tanto de casos novos e óbitos, e também indicadores que têm sido utilizados na Secretaria de Saúde na avaliação do risco de transmissão. A exemplo do atendimento na atenção básica, nas policlínicas, os chamados pelo SAMU, todos esses indicadores têm demonstrado queda consistente ao longo do tempo, o que coloca o Recife em uma situação diferente de outras regiões do Brasil e mesmo de Pernambuco, como mostram estudos recentes da PUC e da própria Friocruz", analisou.
Assessorias esportivas
A prefeitura do Recife divulgará um protocolo de medidas sanitárias para as assessorias esportivas seguirem com seus alunos. Será possível realizar as atividades, mas não será permitido formar pelotões de corredores, por exemplo. Todos devem usar máscara durante aquecimento e desaquecimento, além de respeitar o distanciamento.
"Haverá liberação de corrida, caminhada e bicicleta. Atividades sem risco de contaminação. Atividades na areia como vôlei, futvôlei ainda não. Também não será possível ainda a abertura de clubes que desenvolvem atividades individuais. O clube não está autorizado ainda. Porque não é só fazer a aula. Tem a questão do vestiário, da lanchonete, geralmente se leva a família também. Temos que fazer uma liberação cautelosa", argumentou.
Comentários