PANDEMIA

Foi tranquilo o primeiro dia de banho de mar nas praias de Jaboatão

Foi o primeiro dia de banho de mar liberado em Jaboatão. E também o primeiro sábado com permissão de entrar no mar em Olinda e Recife desde março último

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 18/07/2020 às 19:59 | Atualizado em 18/07/2020 às 20:00
Foto: Day Santos
Poucas pessoas foram a praia em Piedade no primeiro dia de banho de mar permitido em Jaboatão dos Guararapes - FOTO: Foto: Day Santos

Foi o primeiro dia com o banho de mar liberado nas praias de Jaboatão dos Guararapes desde março último. “É muito bom”, disse o dentista José Ricardo Mendes, depois de dar um mergulho em Piedade. Este também veio a ser o primeiro sábado com o acesso permitido ao banho de mar nas praias do Recife, liberado na última quinta-feira(16), e de Olinda, autorizado na sexta-feira (17). A atividade estava proibida devido à pandemia do novo coronavírus.

> > Pernambuco confirma mais 59 óbitos pelo coronavírus e se aproxima das 6 mil mortes

Mesmo com a liberação, poucas pessoas foram as praias de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, de Boa Viagem e Brasília Teimosa, no Recife,  na manhã deste sábado. Estava nublado e os ventos estavam fortes próximo ao litoral do Grande Recife. A maior parte dos quiosques da Avenida Boa Viagem estavam fechados.

O primeiro dia de liberação do banho de mar nas praias do município do Jaboatão dos Guararapes foi tranquilo, segundo informações da Prefeitura de Jaboatão. Aquela cidade tem oito quilômetros de orla.
A Prefeitura do Jaboatão reforçou a fiscalização com a guarda municipal, grupo de apoio ao meio ambiente e vigilância ambiental para garantir que todas as determinações que disciplinam como deve ser o uso da praia nesta fase da pandemia.

Mesmo com o banho de mar permitido, o uso da máscara é obrigatório fora da água e só são permitidas as caminhadas e atividades físicas individuais. De acordo com a prefeitura, quem estava sem o assessório foi orientado a colocá-lo. A equipe da prefeitura também distribuiu máscaras para quem estava sem.

A dona de casa Marta Oliveira estava sentindo falta de poder entrar no mar. “Quando liberaram as caminhadas na faixa de areia, vim logo, mas ficava olhando para o mar com muita vontade de entrar. Só que tem a questão da segurança e a gente só pode fazer aquilo que está permitido. Hoje, finalmente, nadei, mergulhei e matei a saudade”, afirmou.

Ainda na praia, continuam proibidos a prática de esportes coletivos, uso de barracas, guarda-sol, cadeiras, caixas térmicas, comércio ambulante e venda de comidas e bebidas. Segundo o secretário-executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Jaboatão, André Trajano, o uso de coolers e guarda-sol fica para “outra etapa” posterior. Ele estava se referindo ao fato de que a liberação das atividades ocorrem, proporcionalmente, à diminuição dos casos do coronavírus naquele município.

Já com relação à volta do comércio ambulante na orla, ele explicou que isso será discutido numa reunião feita pelo governo do Estado no próximo dia 25. A liberação do comércio da orla depende do governo do Estado. 

REABERTURA

Por enquanto, a partir desta segunda-feira, está prevista a reabertura de bares, cafés, restaurantes, lanchonetes - incluindo similares como self-services em padarias - e academias em toda a Região Metropolitana do Recife. Entre as recomendações que devem ser seguidas, estão o horário de funcionamento até as 20h, manter o distanciamento de um metro e meio entre as mesas, orientar os clientes no caso de formação de filas, as quais devem ficar fora do estabelecimento; o uso de máscaras, além da disponibilização de produtos de higiene - como o álcool gel, água e sabonete – para clientes e funcionários.

Comentários

Últimas notícias