EDUCAÇÃO EMOCIONAL

E-book sobre educação emocional em tempos de pandemia será lançado nesta terça (21)

A temática central do livro digital são as dificuldades de lidar com o stress, tarefa que tornou-se ainda mais árdua em meio a pandemia do coronavírus

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 20/07/2020 às 19:46 | Atualizado em 20/07/2020 às 19:46
DIVULGAÇÃO
O e-book foi produzido por 17 coautores - FOTO: DIVULGAÇÃO

Um e-book sobre educação emocional em tempos de coronavírus, desenvolvido pelo Portal Educação Emocional, produzido por 17 coautores de Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte, e publicado pela Editora UFPE, será lançado nesta terça-feira (21), às 19h30, no canal do YouTube do Portal Educação Emocional. O material intitulado "Pandemia e Pandemônio: Reflexões sobre educação emocional em tempos de coronavírus" tem a organização da doutora em Educação Mariana Marques Arantes e coautores especializados em várias áreas do conhecimento - uma contribuição sobre como buscar mais bem-estar neste momento de pandemia.

A temática central do livro digital são as dificuldades de lidar com o stress, tarefa que tornou-se ainda mais árdua em um cenário de distanciamento social e incertezas sobre o futuro devido ao novo coronavírus.

O e-book, que terá distribuição gratuita, foi escrito a partir de uma série de lives realizadas no Instagram do Portal Educação Emocional entre os dias 22 de março e 28 de maio desde ano. As conversas durantes as lives foram realizadas em formato de entrevistas sobre como as vidas estavam diferentes e como não saber lidar bem com as emoções influencia essas mudanças. A obra pode ser dividida em quatro seções que têm afinidades entre si: o Estudo das Emoções, a Educação, o Ambiente de Trabalho e as Relações Familiares. Essa divisão facilita a leitura dos 17 artigos de acordo com a preferência de uma ou outra temática especificamente.

“O E-book mostra como a educação emocional é importante na formação dos professores e também no que significa hoje ser um professor encantador, que tem tudo a ver com educação emocional. Você não consegue educar nem encantar ninguém sem conseguir trabalhar corretamente as suas próprias emoções”, explicou a fundadora do Portal Educação Emocional, Mariana Arantes, que além de doutora e mestra em Educação, é Especialista em Educação Emocional e Gestão de Empresas.

Na parte sobre o Estudo das Emoções estão seis artigos que tratam, entre outros temas, do exercício do autocuidado, dos efeitos da ansiedade provocada pelo
distanciamento social e do funcionamento do cérebro sob estresse. Cinco artigos citam diretamente a área da Educação, tratando da relação entre um processo formativo de educação emocional para docentes e das estratégias didáticas para o ensino à distância na época da educação 5.0, por exemplo. Já em relação ao Ambiente de Trabalho, dois  artigos contribuem com reflexões sobre o estresse dos profissionais na área da saúde, especialmente para os que estão na chamada “linha de frente” e a dificuldade de lidar com frustrações e adaptar-se ao novo.

Na seção Família, outros cinco artigos trazem reflexões sobre temas como o uso de eletrônicos na infância e o papel dos pais no desenvolvimento de habilidades emocionais dos filhos através do esporte. Os interessados em obter o e-book podem enviar um e-mail para [email protected]. O livro também vai estar disponível para download, a partir desta terça-feira (21), no portal Educação Emocional e no site da Editora UFPE.



Comentários

Últimas notícias