Pernambuco ocupa a segunda melhor posição do Brasil na proporção de leitos de UTI adulto para covid-19 por 10 mil habitantes. A análise é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e está no boletim em que a instituição que apresenta um panorama epidemiológico da pandemia no País, repercutido nesta quinta-feira (23) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
>> Percentual de pessoas que venceram a covid-19 em Pernambuco está acima da média nacional
>> País registra 1.311 mortes por covid-19, total chega a 84.082
>> Pernambuco confirma 1.858 novos casos de coronavírus; 90% são leves
Na avaliação, que segue diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), foi considerada a totalidade de leitos existentes no Sistema Único de Saúde (SUS) segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) no 13 de julho. Com uma taxa de 1,3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, o Estado fica atrás do Espírito Santo, que tem uma taxa de 1,5. De acordo com a SES-PE, nos últimos quatro meses Pernambuco abriu aproximadamente 1,8 mil leitos, sendo 800 de UTI. Atualmente, conforme a pasta, a ocupação dos leitos de terapia intensiva na rede pública estadual está em 73%.
"As pessoas não têm a real noção da dificuldade que é abrir um leito, principalmente de UTI e em um tempo tão curto. É uma operação complexa, que exige de um lado rápida resposta para dotar a estrutura de equipamentos e insumos e, por outro, equipes altamente especializadas, com múltiplas especialidades e atuando em conjunto", explicou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.
- Coronavírus: policlínicas do Recife zeram número de pacientes nos leitos de enfermaria
- Pernambuco confirma 1.858 novos casos de coronavírus; 90% são leves
- Casos de coronavírus nos presídios brasileiros aumentam 100% em 30 dias
- Novo coronavírus entrou no Brasil de forma distinta pelo menos cem vezes
- Teste desenvolvido na UFPE e no HC pode detectar coronavírus em uma hora e meia
- Pfizer nega que todas as vacinas contra o coronavírus tenham sido compradas pelos EUA
O Estado soma 83.240 casos já confirmados da doença, sendo 1.858 confirmados nesta quinta-feira (24). A SES-PE informou que o aumento no número foi motivado pelo acúmulo de notificações dos últimos dias, devido à instabilidade no sistema de notificação voltado para os casos de menor gravidade. Também foram confirmados laboratorialmente 59 óbitos, elevando o total para 6.211 mortes pela doença.
Nesta sexta-feira (24), o Hospital de Campanha instalado no pátio do Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste, abre 30 novos leitos de enfermaria. Neste sábado (25), com a inauguração de hospitais de campanha em Serra Talhada e Petrolina, no Sertão, e da primeira etapa do Hospital Governador Eduardo Campos, em Serra Talhada, serão colocados em operação 258 leitos para o atendimento dos pacientes com coronavírus, segundo a Secretaria de Saúde.
Comentários