pandemia

Agentes de saúde do Recife visitam moradores que fazem parte do grupo de risco do coronavírus

A ação é um complemento ao trabalho que está sendo realizado nas Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 e nas campanhas porta a porta em comunidades com maior vulnerabilidade social

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 03/08/2020 às 17:10 | Atualizado em 03/08/2020 às 18:15
ANDREA RÊGO BARROS/PCR
Durante as visitas ao grupo de risco, os profissionais fazem doações de máscaras, panfletos - FOTO: ANDREA RÊGO BARROS/PCR

Agentes comunitários e profissionais de saúde da família do Recife começaram a visitar, nesta segunda-feira (3), casas de pessoas que se encontram no grupo de risco da covid-19. Os primeiros moradores visitados residem no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife. Até o fim do mês todos os moradores do Distrito Sanitário 5 (bairros no meio da matéria) serão atendidos. A ação é um complemento ao trabalho que está sendo realizado nas Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 e nas campanhas porta a porta em comunidades com maior vulnerabilidade social.

Durante as visitas ao grupo de risco, os profissionais fazem doações de máscaras, distribuem panfletos e dão orientações específicas às pessoas idosas, obesas, transplantadas, diabéticas e com outras doenças que as tornem mais suscetíveis a complicações em caso de contaminação pelo vírus, sobre como prevenir a covid-19.

>> Veja setores que reabrem nesta segunda-feira (03) no Agreste e Sertão de Pernambuco

>> Pernambuco confirma 431 novos casos do coronavírus nas últimas 24 horas 

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, as orientações específicas para o grupo de risco também serão repassadas por meio das redes sociais, já que mesmo com tendência de queda nos indicadores, a capital pernambuco ainda registra novos casos e óbitos em decorrência da doença diariamente.

ANDREA RÊGO BARROS/PCR
Agentes comunitários e profissionais de saúde da família do Recife começaram a visitar, nesta segunda-feira (3), casas de pessoas que se encontram no grupo de risco da covid-19 - ANDREA RÊGO BARROS/PCR
ANDREA RÊGO BARROS/PCR
Os contemplados foram os moradores do bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife - ANDREA RÊGO BARROS/PCR
ANDREA RÊGO BARROS/PCR
A ação é um complemento ao trabalho que está sendo realizado nas Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 e nas campanhas porta a porta em comunidades com maior vulnerabilidade social - ANDREA RÊGO BARROS/PCR
ANDREA RÊGO BARROS/PCR
Durante as visitas ao grupo de risco, os profissionais fazem doações de máscaras, panfletos - ANDREA RÊGO BARROS/PCR
ANDREA RÊGO BARROS/PCR
Também são dadas orientações específicas às pessoas idosas, obesas, transplantadas, diabéticas e com outras doenças que as tornem mais suscetíveis a complicações em caso de contaminação pelo vírus, sobre como prevenir a covid-19 - ANDREA RÊGO BARROS/PCR
ANDREA RÊGO BARROS/PCR
De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, as orientações específicas para o grupo de risco também serão repassadas por meio das redes sociais - ANDREA RÊGO BARROS/PCR
ANDREA RÊGO BARROS/PCR
Mesmo com tendência de queda nos indicadores, a capital pernambuco ainda registra novos casos e óbitos em decorrência da doença diariamente - ANDREA RÊGO BARROS/PCR

Além dos moradores de San Martin, as pessoas que residem nos bairros de Afogados, Areias, Barro, Bongi, Caçote, Coqueiral, Curado, Estância, Jardim São Paulo, Jiquiá, Mangueira, Mustardinha, Sancho,Tejipió, Totó, ambos localizados na Zona Oeste da cidade e que fazem parte do Distrito Sanitário 5, serão visitadas ao longo do mês.

Estações itinerantes

As estações itinerantes, responsáveis por distribuir máscaras e levar informações sobre o novo coronavírus, aportam em novos lugares do Recife nesta semana. Desta vez, as estruturas foram montadas no Polo da Academia da Cidade de Santo Amaro, na Campina do Barreto, na Praça dos Taxistas (Nova Descoberta), na Comunidade do Cardoso (Madalena), Praça Maria da Conceição (Barro), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Pina), na Praça do Largo Dom Luiz (Morro da Conceição) e no Terminal de ônibus de Três Carneiros (Cohab). O horário de funcionamento é de segunda (3) a sexta-feira (7), das 8h às 16h. Os endereços poderão ser acessados no site da Prefeitura do Recife.

Nas estações, a população poderá lavar as mãos em pias móveis, receber as máscaras e ter orientações sobre a importância do distanciamento social e sobre saúde bucal; além de arboviroses. Os técnicos também estão à disposição para ensinar como usar os aplicativos gratuitos mantidos em Pernambuco em tempos de coronavírus: Dycovid (de monitoramento), Atende em Casa (teleatendimento) e o Movimenta Recife, que tem práticas de atividade física online e práticas integrativas. A iniciativa está em operação desde o dia 29 de junho, circulando pela cidade a cada semana.

Ação porta a porta

Recifenses que moram em áreas de maior vulnerabilidade social também podem contar com a ação porta a porta, que distribui máscaras e kits de higiene, de casa em casa. Nesta segunda, a campanha esteve presente nas comunidades Zeppelin e Portelinha, no bairro do Jiquiá. Já nesta terça (4), a equipe da Secretaria de Saúde do Recife irá até a comunidade Favela Papelão, localizada bairro de São José. Na quarta (5) e quinta-feira (6), os agentes de saúde irão até a Ilha do Destino, em Boa Viagem. Ainda na quinta, haverá ação na comunidade do Pantanal, na Cohab.

>> "Máscaras podem interromper em até 70% a transmissão do coronavírus", diz médica epidemiologista

Os kits distribuídos contam com água sanitária, álcool em gel, sabão em barra, creme dental e escova de dente. Além disso, os profissionais também identificam pessoas que apresentam sintomas gripais para, se necessário, orientá-las a procurar unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pessoas com suspeita de covid-19. De acordo com a Prefeitura do Recife, o órgão está distribuindo, ao todo, 300 mil máscaras. 

Indicadores em queda

Os indicadores da covid-19 no Recife continuam em tendência de queda há 80 dias. Em julho, Recife foi responsável por apenas 16% de todos os novos casos de Pernambuco. A cidade já chegou a ser responsável, em abril, por 54% dos casos do Estado. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio na manhã desta segunda-feira, juntamente com o anúncio de que a Prefeitura do Recife começou a promover ações voltadas ao grupo de risco da covid-19.

“Nós chegamos a 80 dias de tendência de redução da contaminação por covid em nossa cidade. Eu quero agradecer a todos que estão empenhados na prevenção. No mês de abril, 54% dos casos de coronavírus em Pernambuco eram do Recife. A gente fechou este mês de julho com apenas 16% dos casos de todo o Estado”, destacou o prefeito.

A pandemia não acabou. É muito importante intensificar a prevenção, com a limpeza das mãos e uso do álcool a 70%, uso da máscara e também o distanciamento social. Neste mês de agosto, estamos fazendo uma campanha de prevenção e orientação com foco nas pessoas dos grupos de risco”, reforçou.

Comentários

Últimas notícias