Saúde

Recife passará a distribuir 40 mil máscaras por semana para intensificar prevenção contra o novo coronavírus

Nesta semana, a prefeitura levou as estações itinerantes para oito bairros, e segue neles até a próxima sexta-feira (7)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 04/08/2020 às 11:04 | Atualizado em 04/08/2020 às 11:12
ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR
Uso de máscaras passa a ser obrigatório em Pernambuco - FOTO: ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR

Com 110 mil máscaras distribuídas nas últimas semanas, o Recife vai ampliar o número de doações nas estações itinerantes e nas visitas a domicílio. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio, na manhã desta terça-feira (4), em pronunciamento à imprensa. Segundo o gestor, devido ao aumento na quantidade de entregas realizadas pelos costureiros, será possível distribuir 40 mil máscaras por semana na capital pernambucana, focando na população de baixa renda e nas pessoas pertencentes ao grupo de risco para a covid-19.

Nessa segunda, a gestão municipal anunciou a redução nos dados relativos ao novo coronavírus na cidade, que foi responsável por 16% dos casos de Pernambuco no mês de julho. Em abril, o número era de 54%. Com tendência de queda nos números como internamentos, demandas por leitos de enfermaria e UTI e chamados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a gestão, em agosto, focará em ações educativas às pessoas idosas, obesas, transplantadas, diabéticas e com doenças crônicas. Também nesta semana, a prefeitura levou as estações itinerantes para oito bairros, e segue neles até a próxima sexta-feira (7).

"A gente ainda tem visto nos bairros muitas pessoas sem usar máscaras, e uma parte delas é porque não teve condições de comprar a máscara para toda família. Nesta etapa da pandemia, a prevenção é fundamental e a máscara é o item número um", disse o prefeito durante o pronunciamento.

Agentes comunitários e profissionais de saúde da família do Recife começaram a visitar, nessa segunda-feira (3), casas de pessoas que se encontram no grupo de risco da covid-19. Os primeiros moradores visitados residem no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife. Até o fim do mês todos os moradores do Distrito Sanitário 5 (bairros no meio da matéria) serão atendidos.

A ação é um complemento ao trabalho que está sendo realizado nas Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 e nas campanhas porta a porta em comunidades com maior vulnerabilidade social. Durante as visitas ao grupo de risco, os profissionais fazem doações de máscaras, distribuem panfletos e dão orientações específicas às pessoas idosas, obesas, transplantadas, diabéticas e com outras doenças que as tornem mais suscetíveis a complicações em caso de contaminação pelo vírus, sobre como prevenir a covid-19.

Uso de máscaras

Neste momento em que a obrigatoriedade do uso da máscara se tornou ainda mais clara, com possível penalização de quem descumprir a regra, uma mensagem se faz importante: a utilização generalizada desse equipamento de proteção individual pode manter a transmissão da covid-19 em níveis controláveis de epidemias nacionais e prevenir ondas futuras da doença, se combinada com outras medidas de proteção, como higienização das mãos e distanciamento social.

"Cada pessoa que deixa de usar máscara, negligencia o uso ou a utiliza inadequadamente, está fazendo uma escolha. As máscaras interrompem em até 70% a transmissão entre pessoas se forem usadas adequadamente. Então, sociedade tem responsabilidade sobre essa questão. Não estou dizendo que as pessoas individualmente tenham que assumir a carga (de responsabilidade) dessa doença, mas cada um de nós individualmente temos que fazer escolhas certas; cada um de nós somos responsáveis pela nossa proteção e a do outro", diz a médica epidemiologista Ana Brito.

Comentários

Últimas notícias