SAÚDE

Prefeito do Recife enaltece 90 dias de diminuição dos casos de coronavírus, mas pesquisador alerta sobre estabilização

Jones Albuquerque, professor da UFPE, explica que diminuição de casos depende do recorte do período analisado. Entre maio e agosto, por exemplo, houve redução, mas número de casos se mantém estável nos últimos 30 dias

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/08/2020 às 12:25 | Atualizado em 12/08/2020 às 12:38
ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL
Enquanto o número de casos e de mortes vem caindo em várias partes do mundo, aqui só tem subido - FOTO: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

O Recife completa, nesta quarta-feira (12), cinco meses da confirmação dos primeiros casos da covid-19. Em anúncio oficial, o prefeito Geraldo Julio (PSB) agradeceu à população pelo isolamento social praticado e aos profissionais envolvidos no enfrentamento da pandemia, além de enaltecer 90 dias de redução nos indicadores da pandemia. Especialista, no entanto, alerta que, nos últimos trinta dias, não houve redução, mas uma estabilização na quantidade de casos.

Segundo o gestor municipal, a redução de casos foi fator primordial para colocar em prática um plano de convivência com a reabertura de várias atividades. “Hoje nós chegamos a 150 dias dos primeiros casos de Covid aqui no Recife. Fizemos o isolamento social mais eficiente do Brasil e já estamos com 90 dias de redução da pandemia aqui em nossa cidade. Eu quero agradecer a toda à população pelo isolamento social”, disse o prefeito.

O professor Jones Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), explica que realmente houve, entre o período citado pelo prefeito, uma desaceleração. No entanto, os números se mantém estabilizados nos últimos 30 dias. “Se você observar um intervalo grande, que inclui meados de maio, aí sim temos redução, porque foi quando tivemos um pico. Mas se você observa os últimos 15 ou 30 dias não há redução, estamos mantidos em 300 casos por dia, então depende de que ótica analiso", explicou.

Pesquisador do Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD), o especialista destaca também uma estabilização dos óbitos, mas que taxa não representa possibilidade para aliviar cuidados. “Os países lá fora quando apresentam dezenas de casos por dia, 40 a 50, declaram estado de emergência. Temos 300 por dia e estamos achando que estamos bem, mas não. O que temos bem é a queda de óbitos, é um fato observado. De alguma forma, a gente absorveu a doença e estamos convivendo com ela”.

Segundo a prefeitura, os sete hospitais municipais e outras duas unidades de saúde com leitos municipais de covid-19 realizaram mais de 14.300 atendimentos, mais de 5.400 internações e mais de 2.700 altas médicas. Para garantir essa assistência, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife explicou que precisou contratar mais de quatro mil profissionais e adquirir mais de 10 mil equipamentos médico-hospitalares, além de 3,5 milhões de itens de equipamentos de proteção individual (EPIS).

Jones Albuquerque afirma que investimento na saúde é uma das hipóteses para explicar a estabilização dos óbitos. “A gente aprendeu a nos cuidar mais e houve a ampliação dos leitos feita pelas secretarias de saúde do Estado e do município, fazendo com que ninguém mais vá a óbito por falta de respirador, por exemplo”. E completou: “É momento para comemorar se a gente compara com o período de maio, quando morreu gente por superlotação das unidades, hoje não há mais isso, mas a infecção ainda está com a gente”.

Em anúncio, o prefeito Geraldo Julio relembrou o valor de cada vida salva. “Eu quero agradecer a todos que construíram e equiparam os hospitais de campanha. E meu agradecimento especial vai a todos os profissionais que trabalham nesses hospitais, que trabalham na nossa rede municipal, na atenção básica, na vigilância sanitária e a todos que trabalham na linha de frente do enfrentamento a essa pandemia. Cada vida salva tem um valor muito especial para a família, para os amigos e para toda a sociedade também. Devemos continuar trabalhando juntos para enfrentar a pandemia.”


ULISES RUIZ / AFP
Segundo a prefeitura, os sete hospitais municipais e outras duas unidades de saúde com leitos municipais de covid-19 realizaram mais de 14.300 atendimentos, mais de 5.400 internações e mais de 2.700 altas médicas - FOTO:ULISES RUIZ / AFP

Comentários

Últimas notícias