Pandemia

Após quatro meses suspensas, visitas presenciais às unidades da Funase retornam neste sábado (15)

A liberação acontece mediante novas regras, como a proibição de acesso de pessoas do grupo de risco e a limitação de um visitante por socioeducando

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/08/2020 às 10:10 | Atualizado em 14/08/2020 às 11:06
Divulgação
Funase - FOTO: Divulgação

Suspensas desde 3 de abril, como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus, as visitas presenciais às unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) serão retomadas a partir deste sábado (15) em todo o Estado. Agora, no entanto, as visitações seguirão um protocolo de segurança para evitar o contágio e a proliferação da doença. Ao todo, 737 adolescentes e jovens e aproximadamente 2,3 mil servidores, que estão atuando em regime de rodízio, de plantão ou de trabalho remoto serão impactados por este novo formato de visitas. 

Dentre as medidas restritivas para entrar na Funase estão o uso da máscara de proteção, aferição da temperatura corporal e higienização das mãos. Além disso, todas as embalagens de produtos levados deverão ser higienizados nas portarias e os familiares não poderão levar consigo alimentos perecíveis. Pessoas que integram o grupo de risco da covid-19 não poderão realizar visitas e cada socioeducando poderá receber apenas um visitante a cada 15 dias de forma alternada por alas e pavilhões. Os espaços de todas as unidades da instituição serão sanitizados. 

Divulgação
Desinfecção dos espaços na Funase - Divulgação

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes, a expectativa é de que a retomada de visitas presenciais aconteça de forma tranquila e segura mediante o protocolo adotado. “Foi um documento construído ao longo de várias semanas, com consultoria de profissionais de saúde da instituição, e que consolidou regras que já vinham sendo adotadas desde o início da pandemia, considerando que o sistema socioeducativo desempenha uma atividade essencial e não parou nos últimos meses. Temos certeza de que a prevenção continuará sendo uma prática na comunidade socioeducativa”, afirma.

Inicialmente, as visitas acontecerão apenas aos sábados e domingos, já que são dias em que o transporte público registra um menor movimento. Em unidades da Funase localizadas na zona rural, em Vitória de Santo Antão por exemplo, este calendário poderá ser flexibilizado por conta das dificuldades de acesso. 

De acordo com Nadja Alencar, presidente da Funase, a medida poderá ser revista dependendo da situação epidemiológica do Estado. Nadja frisou também que as visitas virtuais continuarão acontecendo. “Vale lembrar também que as visitas virtuais terão continuidade. O projeto foi um sucesso, com mais de 2,8 mil videochamadas. É, inclusive, um estímulo para que as pessoas não saiam de casa com a mesma frequência de antes da pandemia e possam manter contato com os socioeducandos com que têm vínculo”, explicou.

Divulgação
"Visitas" virtuais - Divulgação


Comentários

Últimas notícias