Saúde

Covid-19: Hospital Oswaldo Cruz, no Recife, fecha leitos de UTI pediátrica após problema na climatização

Com a taxa de ocupação dos leitos pediátricos atingindo 90%, o fechamento de vagas no HUOC preocupa as entidades médicas em Pernambuco

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 29/08/2020 às 18:47 | Atualizado em 29/08/2020 às 19:32
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
A mulher está internada no Huoc desde a última sexta-feira (4) - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Com a taxa de ocupação dos leitos pediátricos atingindo 90% nesta semana, mais um fato preocupa as entidades médicas em Pernambuco. Vagas de UTI destinadas a crianças e adolescentes do Hospital Oswaldo Cruz (HUOC), que fica no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife, estão fechadas devido à quebra do ar-condicionado. Com apenas 39 leitos de UTI pediátrica para pacientes com covid-19 em todo o Estado, a situação tem sido um tema de destaque na semana em que foi confirmada a primeira morte pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada ao coronavírus em Pernambuco.

A presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Claudia Beatriz Andrade, conta que há uma reunião marcada com a direção do HUOC para a próxima segunda-feira (31), justamente para tratar sobre o fechamento dos leitos, e cobrar para que o problema seja resolvido. "Não se pode deixar de ter nenhum leito, nem ficar aguardando para que as coisas se concretizem. Não pode a unidade ter uma UTI pediátrica e estar parada por causa do ar-condicionado, e esse caso já tem dias. Por isto vamos sentar com os representantes do Complexo UPE para tentar trazer uma solução. Estes leitos já dão um reforço para o Estado", comenta.

Nessa sexta-feira (28), representantes do Simepe, do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) se reuniram com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para cobrar a abertura de mais vagas destinadas a crianças e adolescentes, além da agilidade na divulgação do resultado dos testes para a covid-19. Após o encontro, a SES se comprometeu a abrir 20 novos leitos de UTI, além de ampliar a capacidade de testagem do novo coronavírus em Pernambuco.

O Estado tem registro de nove casos da SIM-P, e o medicamento utilizado para tratar a doença, a imunoglobulina humana, fornecida pelo Ministério da Saúde, está em falta. A SES também afirmou que fornecerá a imunoglobulina humana, e que fez a compra de 1.088 ampolas do medicamento. Os primeiros casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à covid-19 no mundo foram registrados no mês de abril deste ano, no Reino Unido, na França e nos Estados Unidos.

Alerta

Em maio, o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) emitiram um alerta chamando atenção da comunidade médica para identificação precoce. Até julho, 71 casos da doença haviam sido registrados no Brasil, nos Estados do Ceará, Rio de Janeiro, Pará e Piauí.

Em Pernambuco, os dois primeiros casos da síndrome rara foram oficialmente confirmados no dia 6 de agosto pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). À época, uma criança de 5 anos e um adolescente de 12 estavam sendo acompanhados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Na última terça-feira (25), a SES confirmou a primeira morte de criança em decorrência da síndrome. Ela teve o diagnóstico positivo para o novo coronavírus. A menina tinha 11 anos e morava na capital pernambucana.

RESPOSTA

Em nota, o Hospital Oswaldo Cruz afirmou que a UTI pediátrica apresentou um problema técnico no sistema central de climatização e observou que o problema era "mais complexo do do que se imaginava". Ainda segundo o hospital, após oconserto e reparos estruturais gerados pela obra, a UTI será reaberta. A unidade espera que o conserto seja realizado em 15 dias.

"As crianças que estavam internadas foram transferidas para uma área de UTI que originalmente é livre de Covid (só entram pacientes previamente testados), enquanto os reparos são realizados. Não havendo, então, prejuízo na assistência dos que lá já estavam e dos pacientes de Oncologia e transplante pediátrico", diz trecho da nota.

Confira a nota do HUOC:

A UTI pediátrica do HUOC apresentou um problema técnico no sistema central de climatização. Imediatamente a equipe de manutenção preventiva e corretiva da mesma, foi acionada e de pronto foi realizada uma inspeção local onde se observou que a situação era mais complexa do que se imaginava e poderia causar danos mais graves.

A partir desse momento, as crianças que estavam internadas foram transferidas para uma área de UTI que originalmente é livre de Covid (só entram pacientes previamente testados), enquanto os reparos são realizados. Não havendo, então, prejuízo na assistência dos que lá já estavam e dos pacientes de Oncologia e transplante pediátrico.

O HUOC está alinhado com o Governo de Estado e Secretaria Estadual de Saúde, partilhando decisões e o planejamento da assistência. Estamos com previsão de 15 dias para finalizar o conserto, ao tempo que também se almeja a abertura de mais 10 novos leitos de UTI pediátrica no Hospital com atuação na pandemia da covid-19 e de forma permanente na rede SUS. O que será fundamental para as dificuldades históricas de assistência a esse grupo de pacientes (esse será um importante legado ao hospital e ao Estado!).

Tão logo seja consertado o sistema de climatização e os reparos estruturais gerados pela obra, a UTI será reaberta e junto com a SES avançaremos na assistência aos pacientes pediátricos que necessitam de cuidados intensivos.

Comentários

Últimas notícias