Quase 100 presos são recapturados em Pernambuco por violar regras de monitoramento eletrônico

Nesta quinta-feira (13), mais nove reeducandos foram presos após passarem para o regime domiciliar por conta da pandemia
JC
JC
Publicado em 13/08/2020 às 10:57
Foto: CNJ
11ª etapa da operação foi deflagrada nesta quarta-feira (12) Foto: Foto: CNJ


Como parte da 11ª fase da Operação Argo, mais nove reeducandos em monitoramento eletrônico foram recapturados no Recife, nesta quinta-feira (13), por violarem regras de prisão domiciliar. Os jovens haviam sido beneficiados com a medida por conta da pandemia do novo coronavírus. Eles foram presos em nove bairros da Região Metropolitana do Recife, e conduzidos à Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, para procedimentos junto ao Poder Judiciário. A etapa da operação foi deflagrada na quarta-feira (12).

Com isso, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através da Executiva de Ressocialização (Seres), recapturou 92 violadores desde 24 de abril, entre homens e mulheres - a maior parte em prisão domiciliar em razão da covid-19. 

>> PF desarticula quadrilha especializada em fraudes bancárias em Pernambuco, na Paraíba e no RN

>> Polícia encontra carro usado por suspeitos na chacina em Ipojuca

>> Polícia Civil apreende armas de grosso calibre durante operação em Pernambuco e Rio Grande do Norte 

>> Polícia apreende armas, drogas e até cartões do Bolsa Família em operação na Mata Norte de Pernambuco

As prisões foram cumpridas por policiais penais do Centro de Monitoramento Eletrônico de Reeducandos (Cemer), juntamente com a da Escola Penitenciária de Pernambuco (EPPE); Centro de Observação e Triagem Crimininológica Everardo Luna (Cotel); gerências de Gestão de Pessoas (GGP) e de Inteligência e Segurança Orgânica (Giso); e da Superintendência de Segurança Penitenciária (SSPEN),

Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, reforçou que o direito de ir para casa está sendo respeito, mas que os presos precisam seguir regras. “ Se violarem essas regras, nós os recapturamos no momento da infração”, afirmou.

Desde a chegada da pandemia a Pernambuco, 2.313 detentos do regime fechado e semiaberto foram liberados para domiciliar. O benefício judicial contempla idosos (acima de 60 anos) com comorbidades, pessoas com pensão alimentícia e aqueles com previsão para migrar para o regime aberto até 31 de julho de 2020. Aproximadamente 600 pessoas saíram das unidades prisionais com monitoramento eletrônico, conforme determinação judicial.

TAGS
pernambuco recife polícia justiça
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory