O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, disse que o Procon-PE vai ser "intransigente" na aplicação de multa dos estabelecimentos que não estiverem cumprindo os protocolos definidos pelo governo de Pernambuco, como o distanciamento social e o horário restrito até as 22 horas. "Os bares com música ao vivo estão tentando descumprir este horário. As pessoas têm que entender que isso foi estabelecido não para punir ou constranger as pessoas. Mas para garantir a saúde que é um bem superior a qualquer bem comercial", afirmou.
>> Veja atividades que avançam em Pernambuco no Plano de Convivência com a covid-19
"A população está cansada, mas precisa entender que esses protocolos são necessários para a preservação da saúde e da vida. Pernambuco está em uma curva decrescente com relação ao coronavírus, mas para manter essa curva em queda tem que continuar com esses protocolos", comentou Pedro. Ele informou também que os estabelecimentos que estiverem descumprindo as regras do distanciamento social poderão passar por novas fiscalizações.
Segundo o secretário, os jovens são os que mais se insurgem contra essas regras. "Os jovens têm a vã ilusão de que são imortais. Mas eles podem contribuir com o aumento dos casos ao contaminar os pais e os avós", lamentou. Muitos pais e avós são grupos de risco ao coronavírus por causa da idade e também por terem algumas comorbidades, como diabetes, pressão alta etc.
É bom o consumidor ficar atento ao prazo de validade de produtos como cerveja, que está consumindo fora da sua residência. O Procon Pernambuco realizou uma fiscalização, nesta sexta-feira (14) à noite, em lojas de conveniência, bares e restaurantes para verificar se os estabelecimentos estão cumprindo os protocolos do Governo de Pernambuco. A equipe encontrou nove latas de água tônica e 56 latas de cerveja vencidas em duas lojas de conveniência , uma em Boa Viagem, e outra, no Espinheiro.
Dos bares fiscalizados, apenas no Cais RoofTop foi encontrado uma irregularidade: 11 bandejas de morango sem informações de data de validade na embalagem.
A fiscalização também constatou falta de sinalização para distanciamento social nas filas das lojas de conveniência e talheres dispostos sem a proteção. Os estabelecimentos irregularidades foram notificados pelo órgão de defesa do consumidor.
Se o consumidor perceber qualquer irregularidade, pode fazer uma denúncia o consumidor pode ligar para o 0800.282.1512 ou 3181.7000