A partir da próxima segunda-feira (24), moradores de oito bairros do Recife receberão máscaras e informações sobre a pandemia do novo coronavírus. Nos últimos meses, já foram distribuídas cerca de 250 mil máscaras no município. As Estações Itinerantes de Orientação sobre a covid-19, que funcionam das 8h às 16h, estarão em novas localidades até a sexta-feira (28).
As tendas ficarão montadas no Campo do Onze (Santo Amaro), Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), no estacionamento da Retífica Padrão (próximo à subida do Morro da Conceição, em Casa Amarela), na Praça Brasilit (Várzea), Praça do Bongi, Parque Senador Robert Kennedy (Ipsep), Praça de Bola na Rede (Guabiraba) e UR-2 (Cohab).
Além disso, por causa da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que acontece até o dia 28 de agosto, os profissionais de saúde irão dar informações sobre os cuidados que as pessoas com deficiência devem ter para evitar a proliferação e contaminação do vírus, nas estações na Praça Brasilit (Várzea) e no Parque Senador Robert Kennedy (Ipsep).
Durante a semana, agentes da Prefeitura do Recife também levarão itens de proteção individual e orientações sobre a pandemia porta a porta nas comunidades mais vulneráveis e nas visitas às casas de pessoas dos grupos de risco. Na segunda-feira (24), os profissionais da Secretaria de Saúde do município distribuirão máscaras, kits de higiene e informações aos moradores da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, no Monteiro, na Zona Norte da cidade. Na terça (25), os agentes de saúde visitarão as casas da Comunidade Vila Independência/Sítios dos Nobres, em Brejo de Beberibe, também na Zona Norte. Na quarta (26), será a vez de os moradores da Comunidade Ilha de Joaneiro, no Torreão, Zona Oeste, receberem a visita das equipes da PCR. Na quinta (27), a ação será na Comunidade Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro.
A ação voltada aos grupos de risco da covid-19 acontecerá, ao longo desta semana, nos Distritos Sanitários 4 e 7, que incluem bairros das Zonas Norte e Oeste do Recife. Agentes comunitários de saúde (ACS) e outros profissionais da Equipes de Saúde da Família vão levar máscaras, panfletos específicos e informações até as casas de pessoas idosas, obesas, transplantadas, diabéticas e com outras doenças que as tornem mais suscetíveis a complicações em caso de contaminação pelo novo coronavírus.