Em um domingo (23) marcado por aglomerações em Porto de Galinhas e no Bairro do Recife, Pernambuco contabilizou 1.113 novos casos de covid-19 e 26 mortes. Com esses resultados, o Estado se aproxima da marca de 120 mil casos confirmados (119.140) e 7.390 óbitos pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, todos os 183 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha já registraram casos graves.
Os leitos de UTI, que durante os meses mais críticos da pandemia chegavam a ter próximo de 100% de ocupação, agora estão com 72%. Hoje o Estado conta com 903 leitos de UTI e 1.165 de enfermaria.
A estabilização da doença no Estado já permite, inclusive, a desmobilização de hospitais de campanha, instalados para garantir o tratamento adequado aos doentes. É o caso do Hospital Provisório Recife 2, localizado nos Coelhos, que neste fim de semana encerrou o atendimento, após quatro meses de funcionamento.
A unidade de saúde foi o maior dos sete hospitais de campanha construídos pela Prefeitura do Recife para tratar pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de covid-19. A desativação acontece após mais de cem dias de queda nos indicadores da pandemia, inclusive a diminuição do número de pacientes internados na rede pública.
Após o início da retirada de equipamentos médico-hospitalares, nos últimos dias, agora começarão a ser desmontadas as estruturas das paredes, teto e pisos.