Atualizada às 18h20
Três motociclistas morreram - dois homens e uma mulher - e outros cinco ficaram feridos após uma caminhonete bater de frente com o grupo de aproximadamente 30 pessoas, na manhã desse domingo (23), na PE-96, em Água Preta, Mata Sul de Pernambuco. Um vídeo registrou o exato momento do acidente. O suspeito é Pedro Marconi de Souza Barros, 61 anos, vereador filiado ao PTC, da cidade de Brejo da Madre de Deus, no Agreste do Estado.
Segundo a Polícia Civil, ele foi autuado em flagrante delito, suspeito de homicídio culposo de trânsito e lesão acidental no trânsito. As informações iniciais afirmam que o condutor da caminhonete estava em alta velocidade e na via contrária.
Uma pessoa que faz parte do grupo estava no acostamento, filmando a passagem dos motociclistas pela PE-96. Após alguns segundos, ouve-se o barulho da colisão. Segundo o portal NE10 Interior, a Polícia Militar informou que o vereador foi levado para a Delegacia de Palmares para realizar teste de bafômetro e o resultado foi normal.
O grupo de motociclistas chama-se Esquadrão do Asfalto e é formado por condutores do Recife e de Maceió. Eles costumam sair em comboio para passeios em estados da região. No momento do acidente, o grupo seguia para Maragogi, em Alagoas, onde participaria de uma ação solidária.
Três pessoas morreram no local e outros cinco ficaram gravemente feridos. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu para hospitais em Barreiros e Palmares, também na Zona da Mata.
Pedro Marconi de Souza Barros disse à polícia que teve "um apagão". Ele foi autuado por lesão corporal e homicídio culposo e passará por audiência de custódia ainda nesta segunda-feira (24).
"O que foi apurado até agora é que o motorista vinha em alta velocidade praticando algumas manobras perigosas. Após uma curva ele se chocou de frente com esse comboio de 30 motociclistas", explicou a delegada de plantão, Juliana Bernart.
O vereador Pedro Marconi é filiado ao Partido Trabalhista Cristão (PTC). A reportagem do Jornal do Commercio entrou em contato com o presidente estadual do PTC, Fábio Bernardino da Silva, para ouvi-lo a respeito do caso. Bernardino afirmou que atos dos filiados são de responsabilidade particular dos mesmos, disse ainda que o partido lamenta o ocorrido e presta solidariedade às vítimas. "Ele tem que prestar satisfações ao poder público. Que se procure saber como aconteceu e a coisa certa seja feita", disse.
O JC também entrou em contato com o vereador, mas até a última atualização deste texto ele não retornou.
"A Polícia Civil informa que autuou um homem de 61 anos, em flagrante delito, suspeito de homicídio culposo de trânsito e lesão acidental no trânsito. O fato aconteceu, ontem pela manhã, na PE 096, em Água Preta, quando um grupo motoqueiros e uma hilux se envolveram em um acidente. De acordo com informações iniciais, o condutor do veículo vinha em alta velocidade, e seguiu na via contrária, atingindo o grupo. Na ocasião, houve três vítimas fatais(dois homens e uma mulher), e outras cinco vítimas feridas e sendo atendidas pelo SAMU. Quanto ao suspeito, este foi encaminhado à delegacia local para realização de procedimentos legais."