ACIDENTE

Motociclista fica ferido após ser atingido por linha de cerol no Recife

O caso foi registrado na Avenida Agamenon Magalhães. A utilização da linha cortante para empinar pipas é proibida por lei

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 10/09/2020 às 22:23
REPRODUÇÃO/GOOGLE STREET VIEW
Com ferimento no rosto, motociclista foi levado para unidade de saúde - FOTO: REPRODUÇÃO/GOOGLE STREET VIEW

Com informações da TV Jornal

Um motociclista de 33 anos, cujo nome não foi divulgado, teve o rosto cortado por uma linha de cerol enquanto trafegava pela Avenida Agamenon Magalhães, na área central do Recife, nesta quarta-feira (10). A utilização da linha cortante para empinar pipas é proibida por lei.

>> Motociclistas podem se proteger da linha de cerol

O homem foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Tabajara, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A reportagem da TV Jornal esteve na unidade de saúde para obter outras informações, mas o estado de saúde da vítima não foi repassado. 

Empinar pipas com linha de cerol é proibido

O hábito de empinar pipas com linha de cerol é uma prática antiga, mas proibida por lei justamente por conta dos riscos que oferece. O cerol, mistura de cola e vidro moído, tem a função de cortar a linha de outras pipas que disputam uma espécie de batalha aérea. Só que essa luta no ar faz vítimas em terra. Os especialistas são unânimes em dizer que o uso do cerol traz perigo a ciclistas, motociclistas e pedestres.

No caso dos motociclistas o risco é maior por conta da velocidade desenvolvida pela moto. A linha, estendida sobre a pista, forma uma barreira e quando o piloto se choca contra ela, a linha funciona como uma navalha, causando ferimentos graves nos braços e peito do motociclista. Ao atingir o pescoço do motociclista a linha geralmente causa cortes profundos que podem levar à morte ou deixar sequelas graves por conta do rompimento de artérias, veias e nervos.

Motociclistas podem se proteger

Os especialistas em segurança dizem que o motociclista pode se prevenir usando equipamentos baratos. Para evitar ferimentos no contato com as linhas de cerol o equipamento mais comum, barato e fácil de encontrar é a antena corta-pipa, nas casas de acessórios para motocicletas. Feita de aço, a antena corta-pipa é instalada no guidão da moto. Elas têm um gancho afiado na extremidade onde a linha com cerol fica presa e acaba sendo cortada sem atingir o corpo do motociclista.

Comentários

Últimas notícias