Defesa do Consumidor

Veja como negociar dívidas com a Celpe pela internet até a próxima sexta-feira

O interessado deve entrar no site do órgão de defesa do consumidor, preencher o formulário e aguardar o retorno com a proposta de pagamento e parcelamento.

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 14/09/2020 às 10:03 | Atualizado em 14/09/2020 às 10:12
Divulgação
Aumento anunciado nesta terça-feira (27) já entra em vigor na quinta-feira (29) - FOTO: Divulgação

Quem possui dívidas com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) poderá negociá-las a partir desta segunda-feira (14), até a próxima sexta (18), no primeiro Mutirão Online de Negociação de Dívidas Vencidas, promovido pelo Procon Recife. O interessado deve entrar no site do órgão de defesa do consumidor, preencher o formulário e aguardar o retorno com a proposta de pagamento e parcelamento. Além da Celpe, o mutirão, em outros momentos, também contemplará as dívidas junto a bancos e à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

A presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim, explica que a negociação de dívidas da Celpe foi priorizada por ser a mais aguardada pelos consumidores. "Como houve a proibição do corte de energia, muitas pessoas não pagaram as contas e isso foi acumulando. Agora, quando é permitido o corte, as pessoas estão preocupadas, querendo negociar", relata. Ela conta que as próximas fases do mutirão ocorrem entre os dias 21 e 25 de setembro, para quem quiser negociar dívidas de bancos, como cartões de crédito e financiamentos, e nos dias 28, 29 e 30 do mesmo mês, para quem tem débitos com a Compesa.

Ana Paula afirma que o Procon Recife sempre realiza um mutirão presencial no meio do ano, que não foi possível em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus. Por isto, todos os processos serão online. Ao receber o formulário de negociação preenchido, o órgão abrirá o processo de reclamação e acionará a Celpe. Em até 48h, o consumidor recebe uma resposta sobre a proposta de pagamento. "Como a Celpe é uma concessionária, eles conseguem tirar multas e juros e estender o prazo de pagamento. O que eles não podem é mexer no valor do quilowatt", acrescenta.

De acordo com o Procon, nos feirões realizados, a média é de mais de 1,5 mil negociações. Apenas na manhã desta segunda-feira (14), já foram enviados mais de 200 formulários pelo site. "A expectativa é de que supere os outros feirões, porque muita gente está nesta situação. É importante ressaltar que esse mutirão é para o pagamento de dívidas vencidas e reconhecidas. Não é o momento de discutir o débito", alerta.

Retorno do atendimento presencial

A retomada dos atendimentos presenciais no Procon Recife acontece a partir da quarta-feira (16), na sede do órgão, que fica no bairro do Derby, área Central da capital pernambucana. Diariamente serão disponibilizados 15 atendimentos presenciais, das 8h às 13h, que devem ser agendados previamente no site do Procon. O atendimento nos postos avançados, que ficam no Compaz Eduardo Campos e Ariano Suassuna, já havia sido retomado no dia 1º de setembro.

Comentários

Últimas notícias