educação

Alunos da rede estadual também estão preocupados com a volta às aulas presenciais em Pernambuco

Nesta quinta-feira (24), professores da rede estadual de ensino de Pernambuco deflagraram estado de greve

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 24/09/2020 às 22:58 | Atualizado em 24/09/2020 às 23:07
JAILTON JR/JC IMAGEM
Alunos têm medo de retorno das aulas presenciais - FOTO: JAILTON JR/JC IMAGEM

O retorno às aulas presenciais não é apenas uma preocupação dos professores da rede estadual de ensino de Pernambuco, que deflagraram estado de greve nesta quinta-feira (24). Os estudantes também estão temerosos com esse retorno previsto para começar em outubro. Apesar de, atualmente, o Estado ter maior sequência de dias em tendência de estabilidade ou queda de casos da covid-19, os alunos estão com medo de contrair a doença. 

Estudante do 2º ano do Ensino Médio, Julia Lima,16 anos, moradora do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, afirmou à reportagem do JC que ficou "em choque" com o anúncio do estado de greve por parte dos professores, mas apoia a categoria, visto que o retorno das aulas presenciais é motivo de preocupação.

"Quando vi que as aulas iriam voltar fiquei preocupada, pois há pessoas que têm problemas crônicos ou são assintomáticas. Para mim, as chances de infecção pelo novo coronavírus nas escolas é grande", disse a adolescente, que estuda na Escola de Referência em Ensino Médio Pastor José Florêncio Rodrigues.

A retomada gradual das aulas presenciais das escolas públicas e privadas de Pernambuco foi anunciada pelo Governo do Estado na segunda-feira (21). Os alunos do ensino médio, de acordo com o anúncio, serão os primeiros a voltar. Já os estudantes da educação infantil e do ensino fundamental permanecerão com atividades online e não há previsão, ainda, de datas para que esses alunos retornem aos colégios.

Os concluintes do ensino médio, ou seja, alunos do 3º ano, estão com retorno marcado para o dia 6 de outubro. Na semana seguinte, em 13 de outubro, é a vez os estudantes do 2º ano. Em seguida, em 20 de outubro, está prevista a volta dos adolescentes do 1º ano do ensino médio.

Para Julia, as aulas só devem voltar se as escolas realmente adotarem as medidas de segurança necessárias. " O ambiente escolar tem que ser realmente seguro. Se não for, prefiro que continuemos com as aulas online", disse.

Já Beatriz Campos, 16, do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Wilson de Andrade Barreto, localizada na cidade de Rio Formoso, na Zona da Mata pernambucana, afirmou que prefere o ensino presencial às aulas a distância, porém se sente preocupada com a questão do distanciamento social e a quantidade de pessoas que irão frequentar as aulas. "Não acho tão ruim o ensino online, porque meus professores costumam fazer gravações das aulas, no entanto, fico muito preocupada em com as medidas de segurança durante o retorno", explicou. 

"Corremos risco com a volta ainda esse ano"

Moradora do Cabo de Santo Agostinho, a também estudante do 2º ano do Ensino Médio Geovana Silva, acredita que o retorno das aulas presenciais ainda em 2020 é um risco para a saúde dos alunos e profissionais das instituições. É válido lembrar que ainda não há uma vacina responsável por prevenir a covid-19. "Voltar as aulas ainda esse ano é assumir que vamos correr diversos riscos, até porque não seria uma volta tranquila e nem segura", afirmou a estudante da Escola de Referência em Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho.

Apesar do medo dos estudantes, o Governo de Pernambuco afirmou que o retorno será opcional, ou seja, vai depender da avaliação das escolas e das famílias. Além disso, a gestão informou que as datas de retomada podem ser definidas por cada unidade, a partir da data autorizada para cada série. Já sobre a quantidade de pessoas dentro das salas de aula, o Governo disse que turmas devem reduzir o número de alunos no modelo presencial.

 

Comentários

Últimas notícias