De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (24) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco totaliza 143.703 casos confirmados do novo coronavírus e 8.110 vidas perdidas por conta da doença. Constam no boletim diário, 538 novos casos confirmadas. Com isso, a média móvel — média dos últimos sete dias e considerada como o melhor meio de medir o avanço da enfermidade em um local — está em 625,4. Em análise realizada pela reportagem do JC, os números da covid-19 no Estado aparecem em tendência de estabilidade ou queda há 19 dias. A última vez que Pernambuco registrou uma sequência de estabilidade ou queda maior que a desta quinta, foi em 3 de setembro, quando contabilizava 29 dias nesta tendência.
- Sobe para 22 o número de casos de síndrome rara associada à covid-19 entre crianças em Pernambuco
- Pernambuco é o Estado que menos testa para covid-19, aponta IBGE
- Dois anti-inflamatórios mostram-se capazes de acelerar a recuperação da covid-19, diz estudo
- Na corrida pela vacina da covid-19, veja as que estão mais perto de ficarem prontas no Brasil
Média móvel é uma espécie de análise que soma os números de casos do dia em questão com os dos seis dias anteriores, dividindo o resultado desta soma por sete. O número pode ser atualizado diariamente e é uma forma de registrar a semana como um todo e diluir o represamento de notificações de covid-19 que geralmente ocorre nos fins de semana. Só é considerada que a média móvel esteve em queda ou em alta quando esta variável passa de 15%, seja o percentual negativo ou positivo. Caso não atinja, é tida como estável: foi o que aconteceu nos dias 6, 7, 8, 21, 22, 23 e 24 de setembro. Todos os outros dias do mês, até esta quinta, entretanto, constataram queda.
Também foram confirmados 25 mortes nesta quinta, registrando o percentual de -9% na média móvel de óbitos. Sabendo que o intervalo entre 15% e -15% é considerado estabilidade, a média móvel de mortes do Estado segue estável ou em alta há 15 dias. A última vez que o Estado registrou queda nesta média móvel foi em 9 de setembro, com -39%.
Boletim
Dos 538 novos casos confirmados nesta quinta, 28 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os outros 510 (95%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar. Sendo assim, dos 143.703 casos confirmados, 26.153 são graves e 117.550 leves.
- "Vi imagens de eventos políticos que mais pareciam um Carnaval", diz secretário sobre aglomerações em Pernambuco
- Transplantes: na pandemia de covid-19, Pernambuco dobra número de mortes em fila de espera por um rim
- Refluxo gastroesofágico pode aumentar o risco de morte por covid-19, aponta estudo
- Pernambuco disponibiliza drive-thru para testagem da covid-19 no Centro de Convenções
Já em relação aos 25 óbitos confirmados, 13 (52%) foram registradas nos últimos três dias, sendo duas na quarta-feira (23), seis na terça-feira (22) e cinco na segunda (21) . Os outros 12 registros (48%) ocorreram entre os dias 9 de maio e 20 de setembro.
Comentários