Seguindo o modelo de várias integrações do Grande Recife, chegou a vez do Terminal Integrado Xambá, localizado em Olinda, receber essa mudança na operação, que teve início no último sábado (5) mas tem primeiro dia útil nesta terça-feira (8). Com isso, os usuários que desejam embarcar em uma das 18 linhas de ônibus que circulam pelo TI, deverão fazê-lo exclusivamente pela porta da dianteira do coletivo e passar o cartão VEM no validador, antes de girar a catraca, para ter acesso ao veículo. Normalmente, circulam 44 mil pessoas pelo TI diariamente mas, na pandemia, esse número caiu para 23 mil.
“O terminal Integrado de Xambá deixa de ser um terminal fechado e passa a ser aberto, ou seja, o usuário vai poder circular, sair e voltar para o terminal”, comenta Mário Sérgio, coordenador de operação. De acordo com ele, a medida é muito importante para valorizar o entorno do terminal e exemplifica. “Vim de uma comunidade e passei meu cartão na origem e tenho duas horas para seguir minha viagem para o centro da cidade. Eu tenho condições de sair do terminal integrado, ir no posto de saúde aqui perto e posso voltar e depois entrar no ônibus e seguir viagem, desde que isso seja feito em duas horas. Antigamente, se eu saísse e quisesse retornar, teria que pagar uma nova tarifa”, diz.
Segundo a Grande Recife, “a implantação da integração temporal no terminal faz parte do processo de universalização da bilhetagem antecipada que agiliza o embarque e ajuda no planejamento da operação”. Isso acontece porque, quando o usuário passa o cartão duas vezes no validador, é possível identificar a sua origem e o seu destino. Além disso, ainda afirma que a novidade “diminui a entrada irregular de passageiros no sistema.”
A integração temporal permite que o usuário utilize os dois modais (ônibus x ônibus ou ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, por sentido da viagem, no intervalo de duas horas. É importante lembrar que a integração temporal só é possível com o cartão do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). “Ele tem um facilitador porque diminui o dinheiro a bordo e problemas de troco e ainda, em tempos de pandemia, o contato com dinheiro que pode proliferar a doença”, reforça o coordenador.
É possível adquirir o cartão VEM Comum, que está sendo distribuído gratuitamente mediante cadastro no próprio TI Xambá. Basta apresentar documento oficial com foto que comprove o CPF e informe também o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento. É possível fazer a recarga deste cartão nas máquinas do VEM presentes no TI ou com o operador que estará portando a máquina de POS (sem a cobrança da taxa) na bilheteria do terminal.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, os passageiros podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do consórcio, por meio de uma ligação gratuita para o número 0800 081 0158. Há, ainda, o WhatsApp exclusivo para reclamações: (81) 99488-3999.
810 TI Xambá/Encruzilhada
820 TI Xambá (Cabugá)
831 Aguazinha/TI Xambá
841 Nova Olinda/TI Xambá
842 Águas Compridas/TI Xambá
843 Alto da Bondade/TI Xambá
844 Santa Casa/TI Xambá
847 Alto Nova Olinda/TI Xambá
852 Caixa D'água/TI Xambá
860 TI Xambá (Príncipe)
861 TI Xambá/TI Joana Bezerra
870 TI Xambá/TI Largo da Paz
881 TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas)
882 TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)
883 TI Xambá/TI PE-15
895 Alto do Sol Nascente/TI Xambá
Além do TI Xambá, o Grande Recife conta com oito terminais que também funcionam como integração temporal. Veja quais são e as linhas:
Cavaleiro
O primeiro terminal que passou a ser temporal foi o de Cavaleiro, localizado em Jaboatão dos Guararapes. As linhas que atendem o terminal são: 149 – Zumbi do Pacheco/TI Cavaleiro, 220 – TI Jaboatão/TI Cavaleiro, 244 – Alto do Vento/TI Cavaleiro, 245 – Dois Carneiros/TI Cavaleiro,255 – Quitandinha/TI Cavaleiro e 256 – Loteamento Nova Esperança/TI Cavaleiro.
Largo da Paz
O terminal Integrado Largo da Paz fica localizado em Afogados, no Recife. Ao desembarcar nele, em direção ao metrô, os usuários das linhas 115 – TI Aeroporto/TI Afogados e 870 – TI Xambá/TI Largo da Paz tem que embarcar exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Trabalhador, Estudante, Livre Acesso ou Comum.
Já no sentido contrário, ao sair do metrô e entrar no TI, o usuário deverá embarcar obrigatoriamente pela porta dianteira dos ônibus e passar o cartão no validador do coletivo, girando a catraca para completar o embarque, sem o pagamento de uma nova tarifa.
Recife
Passageiros que desembarcam da estação de metrô em direção ao Terminal Integrado Recife, localizado no bairro de São José, área central da Capital, só podem acessar os ônibus exclusivamente pela porta dianteira As linhas que passam pelo terminal são a 101-Circular (Conde da Boa Vista), 104-Circular (IMIP), 107-Circular (Cabugá/Prefeitura), 116-Circular (Príncipe) e 117-Circular (Prefeitura/Cabugá).
No sentido contrário, quem pegar essas linhas fora do terminal também precisa usar o VEM para entrar na estação de metrô sem pagar nova tarifa.
Santa Luiza
O passageiro que desembarcar no TI Santa Luzia, situado no bairro da Estância, Zona Oeste do Recife, e estiver indo em direção ao metrô deve passar seu VEM na linha de bloqueio do metrô para ter acesso à Estação, sem o pagamento de uma nova tarifa.
No sentido contrário, ao sair do metrô e entrar no TI para embarcar nas linhas 102 - TI Santa Luzia/Ibura, 106 - TI Santa Luzia/Parque Aeronáutica e 204 - TI Santa Luzia/Loteamento Jiquiá, o usuário deve acessar o ônibus obrigatoriamente pela porta dianteira e passar o cartão no validador do coletivo, girando a catraca para completar o embarque, sem o pagamento de uma nova tarifa.
Getúlio Vargas
Localizado na avenida Caxangá, o TI Getúlio Vargas também tem integração temporal. A medida vale para passageiros que circulam pelo terminal oriundos das linhas 2413 - Avenida do Forte/TI Getúlio Vargas, 2415 - Sítio das Palmeiras/TI Getúlio Vargas, 2416 - Roda de Fogo/TI Getúlio Vargas, 2421 - Torrões/TI Getúlio Vargas, 2422 - Monsenhor Fabrício/TI Getúlio Vargas e 2444 - TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista) - BRT.
Cosme e Damião
O Terminal Cosme e Damião, situado na Várzea, também contam com integração temporal de 2 horas. As linhas que atendem e foram afetadas são? 2456 - TI Cosme e Damião/TI Camaragibe (via Viana) e 2459 - TI Cosme e Damião/TI Caxangá
Prazeres
Já no Terminal Integrado Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, as linhas que participam são: 161 - TI Aeroporto/TI Prazeres e 206 - TI Barro/TI Prazeres (Jordão).
Terminal Integrado de Passageiros
A Estação Rodoviária do Metrô do Recife, localizada na Várzea, Zona Oeste do Recife, também funciona em esquema de integração temporal. No TIP, circulam as linhas: 49 - TI TIP / Moreno (BR-232); 219 - TI Jaboatão (Sancho) / TI TIP; 302 - TI TIP / Caxangá; 346 - TI TIP (Conde da Boa Vista); 347 - TI TIP (Derby); 348 - TI TIP / Curado V; 351 - Curado II / TI TIP; 361 - Curado IV - Rua 14 / TI TIP; 363 - Curado IV - Av. 01 / TI TIP; 370 - TI TIP / TI Aeroporto; e 2410 - Parque Capibaribe / TI TIP.