caatinga

Bombeiros declaram extinto incêndio no Parque Estadual Mata da Pimenteira, em Serra Talhada

O parque estava em chamas desde o último domingo (11)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/10/2020 às 16:08 | Atualizado em 14/10/2020 às 16:28
Divulgação/CPRH
CPRH fará um estudo para identificar a causa do incêndio e tamanho da área afetada - FOTO: Divulgação/CPRH

Após 74 horas de trabalho, no início da tarde desta quarta-feira (14), o Corpo de Bombeiros de Pernambuco declarou extinto o incêndio no Parque Estadual Parque Mata da Pimenteira, localizado em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Ainda não se sabe a dimensão exata do incêndio e nem o que ocasionou as chamas, por isso foi iniciado um estudo coordenado pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH).

De acordo com o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Cristiano Correa, apesar do incêndio ameaçar o parque e ter efeitos sobre o bioma, o fogo atingiu uma área inferior a metade do parque. "É necessário destacar que uma pequena parcela da reserva foi queimada devido ao esforço do Corpo de Bombeiros, CPHR e Prevfogo em combater o incêndio", explicou o tenente coronel.

A declaração do Corpo de Bombeiros foi feita em reunião conjunta com a CPRH e o  Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que realizaram uma intensa operação no combate às chamas.

O Parque Estadual Mata da Pimenteira é primeira unidade de conservação de Pernambuco no bioma Caatinga. Durante a ação de combate ao incêndio, os bombeiros, com apoio dos órgãos, realizaram operações terrestres e áreas.

Ainda segundo o tenente coronel Cristiano, as chamas se alastraram com grande velocidade em decorrência de alguns fatores da própria região, como temperatura alta, baixa umidade e existência de ventos sem direções fixas, ou seja, contraditórias, que faz com que as chamas se tornem imprevisíveis e outros.

Desde o início de agosto, os bombeiros atenderam mais de 250 ocorrências de incêndio em vegetação nativa da caatinga, no Sertão do Pajeú. "Isso nos assusta muito, porque os incêndios geralmente são provocados pelo homem, o que poderia ser evitado", disse o tenente coronel.

Os incêndios causados pela população muitas vezes ocorrem por atitudes que muitos consideram "normais". Diante disto, o tenente coronel Cristiano passou orientações sobre o que não fazer para, assim, evitá-los. Confira:

  • Não fazer utilização do fogo para a limpeza da terra
  • Não fazer utilização do fogo para renovação dos pastos
  • Não fazer utilização do fogo para queimar lixo
  • Não jogar bituca de cigarro, vidros e objetos metálicos no chão

Parque Estadual Mata da Pimenteira

Localizado a cerca de 3 km ao norte do centro urbano de Serra Talhada, o Parque tem uma área total de 887,24 ha e recebe o título de Primeira Unidade de Conservação do Estado de Pernambuco no bioma Caatinga. A diversidade da fauna e da flora do local levaram o Governo do Estado a criar o Parque Estadual Mata da Pimenteira, localizado no Município de Serra Talhada - uma Unidade de Conservação da Natureza, na categoria de Proteção Integral.

A unidade tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, capaz de possibilitar o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental e de ecoturismo.

 

Comentários

Últimas notícias