Feriado

Com missas suspensas, cemitérios de Olinda recebem serviços de limpeza e capinação para Dia de Finados

Apesar da suspensão das missas, será possível fazer visita aos entes queridos que faleceram, obedecendo a um protocolo para evitar a disseminação da covid-19

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/10/2020 às 13:20 | Atualizado em 28/10/2020 às 14:03
DIVULGAÇÃO/PMO
Cerca de 25 pessoas trabalham, diariamente, em Guadalupe e Águas Compridas - FOTO: DIVULGAÇÃO/PMO
Leitura:

Com a expectativa de receber cerca de duas mil pessoas na próxima segunda-feira (2), Dia de Finados, os cemitérios públicos de Olinda, no Grande Recife, estão recebendo serviço de capinação, pintura e restauração dos túmulos. Cerca de 25 pessoas trabalham, diariamente, em Guadalupe e Águas Compridas. Apesar da suspensão das missas, será possível fazer visita aos entes queridos que faleceram, obedecendo a um protocolo para evitar a disseminação da covid-19. Os locais vão funcionar das 8h às 17h.

De acordo com a prefeitura de Olinda, só será permitido o acesso de 100 pessoas por vez, que precisarão fazer a higienização das mãos com álcool a 70% e deverão utilizar a máscara de proteção. O tempo máximo de permanência é de uma hora. A gestão orienta que pessoas com sintomas gripais ou do grupo de risco evitem a ida aos cemitérios.

Em relação aos velórios, será montado um toldo em um local afastado. Por sepultamento, só será permitida a presença de 10 pessoas. Segundo a prefeitura, juntos, os dois locais possuem 3.800 túmulos e 1.350 covas. Cada um deve receber mil visitantes no dia de Finados.

Sem missas de Finados em cemitérios do Recife

As tradicionais missas em celebração ao Dia de Finados realizada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, nos cemitérios de Santo Amaro e no Parque das Flores, no Recife, não ocorrerão este ano. Isto porque, segundo comunicado da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), seria inviável realizar o evento no local devido à pandemia do novo coronavírus e às medidas sanitárias necessárias.

De acordo com a arquidiocese, a orientação é de que, na próxima segunda-feira (2), os fiéis façam suas orações aos entes queridos que se foram em suas residências, ou que compareçam às celebrações que serão realizadas em quatro paróquias. As missas acontecem na Matriz de São Sebastião, na Avenida Norte; e na Matriz de São João Batista, no Sancho; ambas às 10h. A primeira será celebrada por Dom Fernando Saburido e, a segunda, por Dom Limacêdo Antônio.

Mais duas missas serão realizadas à tarde, sendo uma na Matriz de Santa Isabel, em Casa Amarela, às 16h, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife. Já às 19h, Dom Limacêdo Antônio conduz a cerimônia eucarística na Matriz de São Pio X, em Camaragibe.

Comentários

Últimas notícias