CRIME

Polícia mira combater violência contra o idoso em Pernambuco pelo aumento de denúncias na pandemia

Ação acontece em 26 estados e no Distrito Federal sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 04/12/2020 às 7:23 | Atualizado em 04/12/2020 às 9:17
AFP
Os golpes registrados foram causados tanto no ambiente intrafamiliar, pela própria família, quanto no extrafamiliar - FOTO: AFP

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, nesta sexta-feira (4) a Operação VETUS, que acontece nos 26 estados e no Distrito Federal com o objetivo de combater crimes de violência contra o idoso. A ação integrada em todo o Brasil, que teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso), tem intermédio da Delegacia do Idoso e delegacias de todo o estado e está sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Segundo a corporação, a VETUS foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Só em Pernambuco, já foram apuradas 467 denúncias, que culminaram com a instauração de 576 procedimentos investigativos, com atendimento de 1.058 pessoas idosas vítimas de violência e a prisão de 42 agressores nos 93 municípios participantes.

A Delegacia do Idoso, especificamente, retirou 17 idosas e idosos das mãos dos agressores e autuou em flagrante seis pessoas. Outras ações irão acontecer no decorrer do dia e serão posteriormente divulgadas.

Comentários

Últimas notícias