Decreto

Produtores de evento protestam após Governo de Pernambuco proibir festas e shows

Produtores reclamam de falta de diálogo com o Governo do Estado e chamam de "covarde" o lançamento do decreto

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 09/12/2020 às 12:46
PAULO DANIEL
NO FINAL DE ANO Manifestantes pedem flexibilização das regras - FOTO: PAULO DANIEL
Leitura:

Com informações da TV Jornal

Após o Governo de Pernambuco decidir pela proibição de shows e festas de fim de ano devido ao aumento de contaminações do novo coronavírus, um grupo de produtores de eventos iniciou um protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas no final da manhã desta quarta-feira (9). Uma comissão foi recebida por representantes da gestão estadual, que reiteraram, por nota, a decisão tomada na última semana. A categoria, por sua vez, informou ao governo que irá protocolar uma proposta de flexibilização do setor.

De acordo com um dos participantes, o músico Mateus França, a classe de produtores não foi ouvida pelo Estado para elaboração do decreto, e o grupo pede a flexibilização deste. "A gente pede flexibilização para ter chance de poder continuar trabalhando. Tem pais de família que foram pegos de surpresa pelo decreto. Foi uma atitude covarde, de um dia pra o outro", criticou. 

>> Covid-19: Pernambuco proíbe festas, shows e eventos de Natal e Ano Novo

Mateus ainda relatou que a classe não recebe auxílio há 9 meses e que o mês de dezembro é o mês em que os produtores mais trabalham. "O mês de dezembro é o mês que a gente mais trabalha e foi tirado de maneira covarde. Passamos nove meses sem receber nada. Mesmo com a Lei Aldir Blanc, não recebemos até agora", reclamou.

A classe pede diálogo com representantes do governo e afirma que não é contra o isolamento social ou protocolos de segurança. "A gente quer mostrar nossas pautas. Mostrar que a gente não pode ficar sem trabalhar. A gente não é contra isolamento e protocolos. A gente só quer fazer nosso trabalho", concluiu Mateus.

>> Taxa de ocupação de UTI para covid-19 na rede pública chega a 87% em Pernambuco

Governo 

 

A Secretaria da Casa Civil de Pernambuco informou, por nota, que "uma comissão formada por músicos, produtores e trabalhadores da área de eventos foi recebida pelo secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento, Eduardo Figueiredo, e pelo gerente de Interiorização do Desenvolvimento, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Raphael D’emery."

A pasta relata que, durante a reunião, os gestores ouviram as reivindicações do grupo e esclareceram quais são as atividades permitidas pelo Decreto Estadual 49.891, de 7 de dezembro deste ano. A categoria, por sua vez, teria informado que irá protocolar, no Comitê Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus, uma proposta de flexibilização do setor.

Por fim, o texto destaca que a "decisão contida no referido decreto se deu com base no atual momento epidemiológico no Estado, que registrou alta nos indicadores de solicitações de UTI, nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além de aumento nas taxas de ocupação dos leitos. Ressalta-se ainda a importância de seguir os protocolos de segurança com rigor para controle da disseminação do coronavírus."

Entenda

O Governo de Pernambuco decidiu proibir, a partir dessa terça-feira (8), shows, festas e similares, o que inclui apresentações ao vivo em bares e restaurantes, com ou sem cobrança de ingresso, independente do número de participantes. A exceção é para casamentos, formaturas e eventos sociais similares. O decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado impedirá também a realização de shows e festas de Natal e réveillon em espaços públicos ou privados, como condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos afins, com ou sem cobrança de ingresso.

Comentários

Últimas notícias