Pandemia

Confira as novas medidas anunciadas pelo governo de Pernambuco para o controle da pandemia de covid-19

O secretário estadual de Saúde, André Longo, e de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwanbach, participaram da coletiva para anunciar novas medidas de controle da pandemia no Estado

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 10/12/2020 às 16:24 | Atualizado em 11/12/2020 às 10:26
HEUDES RÉGIS/DIVULGAÇÃO
Governo apresentou novas ações e explicou protocolos para controlar avanço da doença no Estado - FOTO: HEUDES RÉGIS/DIVULGAÇÃO

Atualizada às 8h03 de 11 de dezembro

O secretário estadual de Saúde, André Longo, e de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwanbach, participaram da coletiva na tarde dessa quinta-feira (10). No pronunciamento, os dois anunciaram novas medidas para o controle da pandemia de covid-19 no Estado. Entre elas, o anúncio da restrição de horário de funcionamento dos serviços de alimentação (bares e restaurantes) nas vésperas de Natal e Ano Novo. Esses estabelecimentos irão funcionar até às 20h para impedir aglomerações e a propagação do coronavírus.  A iniciativa também visa fazer com que as pessoas passem as festas em suas residências.

>> Pernambuco chega a dez dias seguidos com média de casos de covid-19 acima de mil; alta nesta quinta é de 62%

>> Governo de Pernambuco promete seleção simplificada para resolver falta de professor na UPE

>> Hotéis de Pernambuco já registram cancelamentos após decreto do governo do Estado

"Aquelas cenas de show e festas de pessoas em pé sem obedecer o distanciamento, sem máscaras, consumindo alimentos e bebidas em pé estão totalmente proibidos, está fora do nosso protocolo e nós vamos continuar a intensificar a fiscalização. Nós recomendamos que as confraternizações de final de ano sejam feitas no âmbito familiar e com seu núcleo mais próximo", disse Bruno Schwambach.

A nova medida foi anunciada poucos dias após a publicação do Decreto Estadual nº 49.891, que proibiu desde a terça-feira (8) "a realização de shows, festas e similares, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes públicos ou privados, inclusive em clubes sociais e hotéis, independentemente do número de participantes". Schwambach informou na coletiva desta quinta que o governo estadual está providenciando uma cartilha para esclarecer todas as dúvidas a respeito do decreto, que deve ser divulgado até esta sexta-feira (11).

Ele destacou que as atividades do serviço de alimentação continuam permitidas, desde que sejam seguidos os protocolos setoriais, a exemplo da lotação de até 70% da capacidade do estabelecimento, proibição da circulação de pessoas sem máscaras, distanciamento entre mesas e limite de 10 pessoas por mesa. "A gente está querendo evitar que em ambientes que não estejam preparados e que não tenham controle não sejam efetivados os protocolos que estão estabelecidos", explicou.

Schwambach também não descarta, inclusive, a possibilidade de novas medidas restritivas serem tomadas, a depender do comportamento da doença no estado. "Medidas mais restritivas estão sim na mesa e vai depender dos números e o acompanhamento que o comitê vai fazer dos dados de Srag, do índice de ocupação, dos dados óbitos, de confirmações. Uma série de dados são analisados de tendências, de comparativos, para que a gente possa tomar as decisões", disse.

Os shows e festas estão proibidos, mas há exceção para o caso de eventos sociais, como casamentos, formaturas, batizados e outros eventos sociais similares. Neste caso, devem ser observados protocolos específicos, a exemplo da ocupação máxima de 300 pessoas, e utilização de espaços preparados para esse tipo de evento, além das licenças de funcionamento das respectivas prefeituras e do Corpo de Bombeiros.

Comércio varejista

Também foi anunciado que o horário permitido para o funcionamento do comércio varejista do estado será estendido para de 9h às 0h, a partir desta sexta-feira (11) até o dia 23 de dezembro. O governo busca evitar aglomerações nesses estabelecimentos na véspera de Natal, diluindo a circulação de pessoas no horário estendido.

"Aproveitamos também para informar que estamos ampliando o horário de funcionamento do comercio varejista tanto de rua como centros comerciais como shoppings centers, para que possam funcionar no horário das 09h a 00h, a partir de amanhã até o dia 23 de dezembro de forma a diluir o número de pessoas no horário ampliado tentando evitar aglomerações", disse Bruno Schwambach.

UTIs

Pernambuco ainda a ampliação de mais 199 novos leitos destinados a pacientes diagnosticados com covid-19 até o final deste mês de dezembro. Desse total, 96 vagas serão de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), que até esta quarta-feira (9) estava com uma taxa de ocupação no Estado de 86%.

Pelo menos, 50 desses leitos de UTI serão abertos no interior do Estado, para as cidades de Caruaru, Serra Talhada, Petrolina e Araripina. Entre as unidades de saúde beneficiadas estão o Hospital Mestre Vitalino, Hospital Eduardo Campos e a Upa E, de Petrolina.

"Esses novos leitos já começarão a funcionar a partir da próxima semana. Desde novembro, iniciamos a ampliação da rede, considerando o aumento crescente de casos. Dependendo dos novos números, ao longo dos próximos dias, essa ampliação pode ser ainda maior. É importante destacar que estamos vigilantes e acompanhando com muita atenção a evolução dos casos", afirmou o secretário Estadual de Saúdo, André Longo.

Sobre a possível reabertura de hospitais de campanha, o secretário afirmou que, no momento, essa hipótese continua descartada. "Como o próprio nome diz, essa é uma estrutura que tem um caráter emergencial. Isso fez sentido para o período de pico da pandemia, notadamente os meses de maio e junho. Mas agora estamos fazendo a ampliação usando a própria rede hospitalar já existente", destacou, afirmando, no entanto, que essa decisão poderá ser revista mais adiante, caso se mostre necessário.

Vacina no Estado

O governo de Pernambuco garantiu que está pronto para colocar em ação o esquema de vacinação contra a covid-19 no Estado. O secretário Estadual de saúde, André Longo, disse que, assim que o primeiro imunizante for liberado pela Anvisa e as primeiras doses forem enviadas aos Estados, Pernambuco poderá iniciar a vacinação no prazo máximo de quatro dias. Ele informou que já existem nos estoques 1,7 milhão de seringas e outros 1,8 milhão já tiveram a compra finalizada, com entrega prevista para o final do mês.

 

Há ainda um processo de aquisição para mais sete milhões de unidades, com previsão de ser concluído até janeiro de 2021, em tempo hábil para a vacinação contra a Covid-19, que deverá ser feita por etapas, de acordo com determinação do Ministério da Saúde (MS).

O secretário de Saúde afirmou que o Programa Estadual de Imunização contará, portanto, com mais de 10 milhões de seringas até janeiro do próximo ano. “Estruturamos nossa rede para que, com a chegada do imunizante ao Recife, em, no máximo, quatro dias todos os municípios pernambucanos recebam as doses para atender a população", garantiu Longo.

O secretário lembrou que a compra das vacinas é feita pelo Ministério da Saúde, além de ser um direito de cada brasileiro, e que a validação para uso é de responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele classificou o Plano Nacional de Imunização, que é referência mundial na distribuição e aplicação de vacinas, é o "plano A" e não vê razão para uma "guerra de vacinas".

“O governador Paulo Câmara já esteve com o ministro nesta semana e recebeu o compromisso de que tudo está sendo feito, com celeridade, para garantir imunização ao país inteiro. Mas não vamos ficar só com as palavras, vamos acompanhar e cobrar as ações efetivas”, disse.

Segundo o gestor, desde setembro deste ano a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) vem atuando na preparação para a imunização contra o novo coronavírus. Ele lembrou que o Estado realiza diversas campanhas de vacinação anualmente e sempre se destaca no ranking nacional.

Na última ação realizada, contra a poliomielite, Pernambuco foi o Estado que mais vacinou em todo o Brasil. Na campanha da influenza deste ano, o Estado também alcançou a meta preconizada para os grupos prioritários.

Números da pandemia em Pernambuco

Nesta quinta-feira, Pernambuco chegou a dez dias seguidos com média móvel de casos do novo coronavírus acima de mil. Com 1.588 novos casos confirmados pela Secretaria Estadual de Saúdes (SES-PE) nas últimas 24 horas, o Estado atingiu a média de 1.154, na qual tendência de alta atingiu 62%. A média móvel é considerada o índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.

Reinfecção

O governo de Pernambuco também confirmou o acréscimo de mais 12 casos suspeitos de reinfecção da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Com isso, os casos chegam a 22 no Estado. O número anterior era 10 e foi divulgado no dia 25 de novembro pelo próprio governo. Ou seja, em 15 dias, o dado mais do que dobrou.

A atualização dos registros suspeitos no Estado foram divulgados no mesmo dia em que o País confirmou o primeiro caso de reinfecção. O registro foi em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Comentários

Últimas notícias