SOLIDARIEDADE

Ação social servirá ceia natalina para 300 pessoas em vulnerabilidade social no Recife e em Garanhuns

Os jantares terão as assinaturas dos chefes César Santos e Rapha Vasconcelos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 11/12/2020 às 20:06 | Atualizado em 11/12/2020 às 20:06
DIVULGAÇÃO
A ação movimentará alunos de outros cursos do Senac e contará com voluntários. - FOTO: DIVULGAÇÃO

O projeto "Natal que dá Gosto" vai proporcionar duas ceias natalinas para 300 pessoas em situação de vulnerabilidade social no Recife e em Garanhuns, no Agreste Pernambucano. A ação é fruto de uma parceria firmada entre o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e o Instituto César Santos e a Natto Alimentos. A primeira ceia acontecerá na próxima terça-feira (15), no Restaurante-Escola do Senac no Recife, em dois turnos, das 18h às 20h e das 20h às 22h. A segunda será na quinta-feira (17), às 19h30, no Sesc Garanhuns. 

Os dois jantares natalinos terão as assinaturas dos prestigiados chefes César Santos e Rapha Vasconcelos. No dia 15, a ação contará com o apoio da equipe de cozinha da Unidade de Hotelaria e Turismo (UHT) do Senac no preparo das receitas com a linha de produtos Natto. Para atender a demanda, a equipe contará com três chefes do Senac, 20 alunos do curso de Cozinheiro, além de 15 alunos e dez instrutores do curso de Garçom que atuarão na brigada de atendimento para um serviço à altura deste momento especial. Já no dia 17, no restaurante do Sesc em Garanhuns, além da equipe de cozinha daquela unidade liderada pelas profissionais de Nutrição, o jantar também contará com a presença dos dois chefes.

Os convidados das ceias que acontecerão no Recife são pessoas atendidas pelas instituições Anjos da Noite e Pequenos Profetas, que realizam trabalhos com pessoas em situação de rua - a escolha foi feita também por meio de uma parceria do Instituto César Santos com essas organizações. Em Garanhuns, o Instituto Cesar Santos se uniu aos projetos Mesa Brasil e Banco de Alimentos do Sesc para a prospecção dos beneficiados com a ação. Os voluntários do curso de Cabeleireiro do Senac e da entidade Banho de Cidadania garantirão o corte de cabelo e barba e também o banho dos beneficiados do Natal que Dá Gosto.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, todas as pessoas envolvidas na ação, desde os colaboradores ao público, cumprirão protocolos adequados às orientações sanitárias e de distanciamento social. Por essa razão, a ceia do Recife, que contemplará 200 pessoas, será servida em dois turnos, permitindo o distanciamento adequado entre os presentes.

“O ano de 2020 foi difícil para todos, mas para alguns foi muito pior. E foi justamente nesse cenário desafiador que o Sistema fortaleceu com ainda mais intensidade o seu papel de parceiro da sociedade. Seja no combate emergencial à fome, quando entregamos 2 mil refeições diárias durante o mês de maio, ou a curto, médio e longo prazo com a estruturação de programas educacionais para capacitação gratuita da sociedade civil e das empresas. Essas duas noites no Recife e em Garanhuns são importantes tanto na perspectiva material, quanto na simbólica. Tenho a certeza que, de alguma forma, esse Natal será lembrado por todos os envolvidos no projeto, realizadores e contemplados, com um sorriso no rosto e a certeza de que a esperança também reside na dificuldade”, pontuou Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. 

O chef César Santos ressaltou a gratificação que é celebrar essa data fazendo o bem para pessoas que tanto precisam. “Levar um pouco de alegria e até esperança através da ceia que vamos preparar é o mínimo que podemos fazer diante dessa situação complicada que estamos enfrentando. Sinto-me honrado por fazer parte desse projeto com o Senac e a Natto, parceiros de longa data", anota o cozinheiro, à frente do Instituto César Santos.

Comentários

Últimas notícias