CARNAVAL SUSPENSO

Pela primeira vez em 43 anos, o Galo da Madrugada não estará nas ruas saudando o Carnaval

Adiado, mas não cancelado: a organização do Galo se organiza para desfilar quando for possível

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 17/12/2020 às 19:31 | Atualizado em 17/12/2020 às 19:49
Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Para o Sábado de Zé Pereira de 2021, que acontece no dia 13 de fevereiro, a organização do maior bloco do mundo ainda prepara uma programação especial. - FOTO: Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Pela primeira vez em 43 anos o Galo da Madrugada não arrastará multidões pelas ruas do Recife, no Sábado de Zé Pereira, que em 2021 cai no dia 13 de fevereiro. Devido à pandemia do novo coronavírus, o Carnaval de 2021 em Pernambuco foi oficialmente suspenso pelo governo do Estado e, consequentemente, o maior bloco de Carnaval do mundo não será realizado. A notícia, porém, não pegou os organizadores de surpresa. Eles observavam a persistência da pandemia e já trabalhavam com a possibilidade. Mesmo com a suspensão oficial, o bloco pretende desfilar em outra data, assim que possível. 

>> Carnaval de 2021 é oficialmente suspenso em Pernambuco

>> Pernambuco confirma novos 1.646 casos de covid-19 nesta quinta-feira (17)

>> Fiocruz divulga cartilha com orientações para prevenção da covid-19 nas festas

O anúncio oficial da suspensão do Carnaval foi feito oficialmente na tarde desta quinta-feira (17), pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante entrevista coletiva transmitida pelo canal oficial do Governo de Pernambuco no YouTube. Depois de apresentar dados da 50ª semana da pandemia no Estado, indicando novo agravamento da calamidade sanitária, e somando o fato de que, até meados de fevereiro a maior parte da população ainda não estará vacinada, o secretário afirmou que "o Carnaval de 2021 está suspenso".

>> Bares e restaurantes terão de limitar capacidade de atendimento para até 300 pessoas em Pernambuco

"A gente acaba uma edição já fazendo a outra", disse Rômulo Menezes, presidente do Galo da Madrugada. "Eu recebi a notícia dentro de um prognóstico já esperado por nós. A gente vinha trabalhando com a hipótese de fazer o carnaval ano que vem e também de não fazer, pois a pandemia não deu trégua. Infelizmente. Cada dia que se passava ficava mais previsível e não tem condições de fazer o carnaval nessas circunstâncias. A notícia não foi uma surpresa porque estávamos considerando essa possibilidade e o cenário mundial", completou. 

Mesmo com a confirmação de que no dia 13 de fevereiro de 2021, para segurança de todos, é melhor que as ruas do Recife estejam vazias, e não repleta de milhares de foliões como é de costume, o Galo não desistiu de fazer seu desfile em 2021. A organização trabalha para realizar o desfile quando for possível. "Continuamos trabalhando para realizar o desfile do Galo assim que possível. Para o dia do desfile, que seria dia 13 de fevereiro, estamos programando algo para os foliões. Em breve divulgaremos", disse Rômulo. 

O Galo da Madrugada em 2020

Confira o Galo da Madrugada que foi erguido na Ponte Duarte Coelho para o Carnaval de 2020. O gigante do carnaval do Recife na luz do dia e à noite, iluminando a cidade com luzes de led. O "Galo Circense de olho no futuro" tinha 28 metros de altura, pesava sete toneladas e estava vestido com resíduos tecnológicos.

Comentários

Últimas notícias