Atualizada às 12h25
Durante o fim de semana, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Pernambuco (Procon-PE) interditou três bares, no Recife e Região Metropolitana, por descumprimento dos protocolos do Governo do Estado de combate à covid-19.
Na ocasião, os bares Vapor 82, localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da capital pernambucana; o Esquenta Music Bar, em Campo Grande, na Zona Norte do Recife; e o Mini Mundo, no Janga, no Grande Recife; estavam com capacidade de pessoas acima do permitido. Interditado no sábado (19), o Vapor 82 abriu de forma irregular no domingo (20) e foi, mais uma vez, fechado pelos fiscais.
Devido ao descumprimento do estabelecimento, os fiscais do Procon-PE abriram um Boletim de Ocorrência contra o Vapor 82 na Delegacia de Campo Grande. De acordo com o órgão de fiscalização, o bar já tinha sido advertido e, no dia 21 de agosto, interditado devido a aglomeração e funcionar após o horário permitido. Além do Vapor 82, o Mini Mundo também já foi interditado anteriormente, no dia 25 de outubro.
Os bares interditados estavam com capacidade de pessoas acima de 70%, quantidade permitida pelo protocolo emitido pelo Governo de Pernambuco, mesas com mais de 10 pessoas e consumidores transitando sem máscaras. Segundo o Procon-PE, da noite da sexta-feira (18) até a noite de domingo (20) foram fiscalizados 20 estabelecimentos na Região Metropolitana do Recife. Também participaram das ações de fiscalização o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Polícia Militar.
- Procon-PE interdita quatro bares localizados em Boa Viagem e no Recife Antigo
- Covid-19: Bares e restaurantes terão que fechar às 20h nas vésperas de Natal e réveillon em Pernambuco
- Bares e restaurantes são fiscalizados em Jaboatão para reforçar combate à covid-19
- Bares e restaurantes terão de limitar capacidade de atendimento para até 300 pessoas em Pernambuco
Foram encontradas irregularidades também em outros estabelecimentos: o Léo Chopp e o Quintal, no Cordeiro, foram advertidos pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) para cumprir os protocolos; o Leitão Restaurante, na Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, foi autuado para cumprimento imediato de alguns dos protocolos e o Tardezinha Premium Bar, no Janga, autuado devido àfalta de distanciamento entre as mesas. O Procon já fiscalizou 267 bares e restaurantes e interditou 18 estabelecimentos.
Ao JC, o Esquenta Music Bar afirmou que no mérito da interdição, está cumprindo as exigências e seguindo as normas para que possa reabrir em janeiro. A reportagem entrou em contato com os outros dois bares interditados nesse fim de semana, mas até o momento não obteve respostas. Assim que houver, esta matéria será atualizada.
Primeira interdição do Vapor 82
Com aglomeração, diversas pessoas sem máscara e aberto após 22h, horário limite para funcionamento na época, o Vapor 82 foi interditado no dia 21 de agosto. Na ocasião, os fiscais do Procon Pernambuco, com apoio da Polícia Militar, chegaram ao bar por volta das 23h e os clientes tiveram que pedir a conta para ir embora. Na época do ocorrido, o dono do bar Vapor 82, Felipe Batista, afirmou seguir os protocolos de segurança e disse que acionou a Polícia Militar para dispersar o público presente do lado de fora do estabelecimento.
Comentários