SAÚDE

Após ameaça do governo de fechamento, veja como será a fiscalização em praias de Pernambuco no fim de semana

Em final de semana decisivo para circulação nas praias em Pernambuco, fiscalização é intensificada

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 15/01/2021 às 13:14 | Atualizado em 16/01/2021 às 0:00
Notícia
X

atualizada à 0h

Em meio a alta na disseminação do coronavírus, os olhos dos pernambucanos estarão voltados para o litoral sul do Estado neste final de semana, 16 e 17 de janeiro. Isto porque, durante última coletiva de imprensa, o secretário da Saúde de Pernambuco, André Longo, foi enfático ao afirmar que, caso sejam registradas novas aglomerações, será decretado o fechamento das faixas de areia. No mesmo dia, foi anunciada a proibição do uso de som em comércio de praia, bares, restaurantes e demais estabelecimentos, por ser considerado, pela pasta, como "fator de aglomeração".

A campanha do Governo de Pernambuco tem como slogan "Viva este verão com cuidado. O coronavírus não está de férias". "Esta nova campanha busca conscientizar os nossos turistas e moradores para que sigam os protocolos de segurança do Governo do Estado, evitando as aglomerações. Estamos no período de maior procura pelo nosso litoral e é importante que todos possam aproveitar este período de sol e mar, mas com a cautela necessária. Pernambuco é destino seguro e preocupado com o bem-estar de todos que aqui chegam", afirmou o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes.

No Recife, o reforço na fiscalização nas orlas de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, na Zona Sul do município, foi feito no último sábado (9). A mesma ação, que contou com cerca de 150 profissionais, acontecerá novamente neste final de semana. O trabalho é realizado por profissionais da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde; das Secretarias de Turismo e Lazer; Política Urbana e Licenciamento; Governo; além do Gabinete de Comunicação, Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco. Eles atuam em quatro trechos distintos definidos pela Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e circulam tanto pelo calçadão como pela faixa de areia, orientando os banhistas e os cerca de dois mil trabalhadores da praia cadastrados na Dircon.

Durante a ação, segundo a gestão, os profissionais da Prefeitura observaram o uso de máscara pelos comerciantes; se cada barraca está com a quantidade exata de cadeiras permitida; se há distanciamento adequado; entre outras medidas. Além das orientações passadas pelos arte-educadores e inspetores aos barraqueiros e banhistas, o trabalho também contou com distribuição de 4 mil máscaras e material informativo sobre os cuidados via QR Code, para evitar o contato físico da panfletagem.

A prefeitura de Ipojuca reforçou, desde a última sexta-feira (8), operação de fiscalização que envolve em torno de em torno de 50 pessoas e 12 secretarias municipais, além da Vigilância Sanitária do Ipojuca e o Procon municipal na praia de Porto de Galinhas das 8h às 0h. A medida visa verificar o cumprimento dos decretos na praia mais popular do Estado.

"Temos algumas secretarias que fazem a parte do controle de fiscalização, e as que fazem a parte mais informativa aos turistas", explica o secretário de Defesa Social de Ipojuca, Osvaldo Morais. "O controle urbano, equipes da vigilância sanitária e o Procon fiscalizam bares, ambulantes, restaurantes, barraqueiros. Já o turismo e assistência social ofertam mascaras e álcool em gel e orientam sobre o uso". Segundo ele, a praia foi escolhida por ser a que mais registra aglomerações. "Temos foco em porto, mas temos ações também nas praias de Muro Alto, Maracaipe e Serrambi.

Em Olinda, será realizada uma ação conjunta entre a Prefeitura e o Governo do Estado para orientar e fiscalizar comerciantes e a população sobre os novos decretos estaduais. Agentes da Guarda Municipal, Controle Urbano, Trânsito e Vigilância Sanitária da Prefeitura percorrem as praias das 9h às 12h e das 14h às 17h, no sábado (16) e no domingo (17).

Além disso, haverá patrulha da Polícia Militar com duas guarnições táticas e dois motociclistas, assim como uma equipe da Ciatur. A Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da prefeitura distribuirá máscaras e cópias do decreto nas faixas de areia, e orientará sobre o distanciamento social adequado. Servidores da Secretaria de Turismo e Lazer também auxiliam a operação. O Procon-PE também vai fiscalizar os bares e restaurantes da orla. 

As praias de Jaboatão dos Guararapes também receberam reforço na fiscalização ainda no último final de semana, e esquema deve se repetir neste sábado (16) e domingo (17). Cerca de 120 agentes são distribuídos nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, para evitar aglomerações e exigir o cumprimento dos protocolos de segurança para a Covid-19. 

No Cabo de Santo Agostinho, a prefeitura informou que equipes da Secretaria de Defesa Social e da Secretaria da Mulher estarão distribuindo álcool em gel, panfletos informativos e viseiras para os comerciantes e banhistas. Além disso, a ação, que será realizada em todos os finais de semana de janeiro, contará com arte educadores, agentes da Polícia Militar, Procon, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. O uso de equipamentos de som e aglomerações estão proibidos. 


A prefeitura informou que equipes da Secretaria de Defesa Social e da Secretaria da Mulher estarão distribuindo álcool em gel, panfletos informativos e viseiras para os comerciantes e banhistas. Além disso, a ação, que será realizada em todos os finais de semana de janeiro, contará com arte educadores, agentes da Polícia Militar, Procon, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. O uso de equipamentos de som e aglomerações estão proibidos. 

Tags

Autor