SOLIDARIEDADE

Com baixa nos estoques, bancos de leite humano convocam mães para realizar doações em Pernambuco

Podem doar mulheres que produzem leite além da necessidade do seu filho, abastecendo as unidades e beneficiando bebês internados

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 26/01/2021 às 18:37 | Atualizado em 26/01/2021 às 19:24
Notícia
X

A chegada das férias do mês de janeiro acende um alerta nos bancos e postos de coleta de leite humano de Pernambuco. Tradicionalmente, é nessa época que os locais registram uma queda no número de doações do alimento, considerado essencial para a nutrição de bebês durante os primeiros anos de vida. Este ano, os bancos enfrentam outra dificuldade: a pandemia da covid-19. O medo é que a queda nos estoques seja ainda maior durante esse período. 

>> Com queda de 40%, estoques de bolsas de sangue no Hemope estão em estado crítico

Como forma de amenizar o impacto, os bancos de leite de Pernambuco estão convocando as mães que produzem leite além da necessidade do seu filho para realizar esse gesto de solidariedade. Sob gestão estadual, quatro bancos de leite estão precisando do alimento para recuperação de bebês internados em unidades de Terapia Intensiva (UTI), Neonatal, Cuidados Intermediários e Alojamento Canguru. São eles: os hospitais Agamenon Magalhães (HAM) e Barão de Lucena (HBL), no Recife; o Jesus Nazareno, em Caruaru, no Agreste do Estado; e o Dom Malan, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O Estado também conta com outros serviços municipais e da rede privada que recebem as doações.

Atualmente, o banco de leite humano do Hospital Agamenon Magalhães (HAM) possui 35 litros armazenados, quantidade suficiente para atender a demanda por cerca de um mês, com o apoio de apenas cinco doadoras fixas. Para alimentar os recém-nascidos internados na UTI Neonatal, o serviço utiliza 1,2 litro por dia. "Para que a unidade consiga atender bem a toda a demanda, precisamos de cerca de 60 litros. O leite humano é essencial para esses bebês prematuros, ajudando os pequenos a ganhar peso mais rápido, trazendo melhora para a saúde deles e alta hospitalar mais precoce", reforça a médica neonatologista do serviço, Cristiani Santana.

As mães que desejam colaborar precisam estar saudáveis e só devem doar o alimento se estiverem produzindo em excesso. "O perfil da mulher que pode doar leite é aquela que, mesmo após amamentar seu filho, continua com excedente lácteo. As mães interessadas podem entrar em contato com o serviço pelo telefone para tirar as dúvidas e receberem todas as orientações necessárias para a doação", pontua a coordenadora do banco de leite do HAM, Agnes Freitas.

No Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, no Agreste, o estoque atual é de 16,8 litros, com consumo diário de 1,9 litros. O quantitativo só é capaz de suprir a demanda de oito dias do serviço. A maior parte das doações têm sido feitas por seis doadoras externas. "As mães podem nos procurar por telefone que agendamos a coleta na residência e levamos, inclusive, os potes de vidro para armazenamento do leite. As doadoras são essenciais para ajudar os bebês prematuros internados na unidade a se recuperarem e voltarem para perto de suas mães", reforça a coordenadora do banco de leite do Jesus Nazareno, Virgínia Bezerra.

No Barão de Lucena, na capital pernambucana, o estoque atual é de 15 litros de leite materno. A unidade utiliza cerca de 800 ml diariamente para atender os bebês da UTI Neonatal. Atualmente, duas doadoras externas colaboram com o serviço. Já no Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão do Estado, o estoque atual conta com apenas 2,5 litros de leite. O consumo diário no serviço é de 1 litro.

Como doar

Para fazer a retirada do leite, a indicação é que a mãe use uma máscara para proteger a boca, um lenço ou touca na cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café. Para fazer a higiene dos potes, é preciso colocar água no fogo e, quando começar a ferver, adicionar os potes. Eles devem ser retirados de 15 a 20 minutos depois. O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado antes de todo o processo.

A população em geral também pode ajudar de outra maneira: doando os potes de vidro com tampa de plástico. Basta higienizá-los após o uso e entrar em contato com algum banco de leite ou posto de coleta para viabilizar a melhor forma de entrega. Os recipientes são indicados para o armazenamento e transporte seguros do leite humano.

Pernambuco

Durante o ano de 2020, o Estado distribuiu 7.713 litros de leite humano, a partir da doação de excedente de 6.454 mães. O quantitativo beneficiou 8.284 bebês em todo o Estado. No ano anterior, em 2019, foram 10.636 litros de leite humano doados por 7.158 mulheres, beneficiando 11.706 bebês.

Bancos de leite

Pernambuco possui atualmente 11 bancos de leite humano, quatro deles são ligados à rede estadual de saúde. Confira a lista e o telefone para contato:

Hospital Agamenon Magalhães - Estrada do Arraial, 2723, em Casa Amarela, Recife (81 3184.1690)

Hospital Barão de Lucena - Av. Caxangá, 3860, bairro da Iputinga, no Recife (81 3184.6552)

Hospital das Clínicas - Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Várzea, Recife (81 2126.3831)

Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam) - Rua Visconde de Mamanguape, sem número, bairro da Encruzilhada, Recife (81 3182.7720)

Maternidade Bandeira Filho - Rua Londrina, sem número, bairro de Afogados, Recife (81 3355.2235)

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip) - Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista, Recife (81 2122-4719)

Real Hospital Português - Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760, Paissandu, Recife (81 3416.1069)

Hospital da Mulher do Recife - BR-101, sem número, bairro do Curado, Recife (81 2011.0100)

Unimed - Hospital Geral Materno Infantil - Av. Lins Petit, 161, Ilha do Leite, Recife (81 3413.7935)

Hospital Jesus Nazareno - Rua Ana Maria da Silva Brasileirinho, sem número, bairro Maurício de Nassau, Caruaru (81 3719.9338)

Hospital Dom Malan - Rua Joaquim Nabuco, sem número, Centro, Petrolina (87 3202.7000)

Postos de coleta de leite:

Maternidade Arnaldo Marques - Av. Dois Rios, sem número, Ibura, Recife (81 3355.1815)

Maternidade Barros Lima -  Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 6465 - Casa Amarela, Recife (81 3355.2169) 

Hospital Memorial Guararapes - Av. Dr. Júlio Maranhão, 911, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes (81 3461.5300)

Tags

Autor