mobilidade

TI Cajueiro Seco passa a operar plenamente no sistema de integração temporal a partir deste sábado (30)

TI Cajueiro Seco passará a operar plenamente no sistema de integração temporal a partir do sábado (30)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 29/01/2021 às 17:54 | Atualizado em 29/01/2021 às 17:55
Notícia
X

O Terminal Integrado (TI) Cajueiro Seco, localizado em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, irá funcionar plenamente no sistema de integração temporal a partir deste sábado (30). Com isso, como já estava sendo realizado na estação de metrô, o embarque dos ônibus também será feito, de forma exclusiva, por meio do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).

A integração temporal consiste no embarque nos ônibus ou no metrô no período de até 2h por sentido da viagem. De acordo com o Grande Recife Consórcio, esse modelo faz parte da universalização da bilhetagem eletrônica, que permite agilidade no embarque, mapeamento do trajeto do usuário facilitando a programação da operação do sistema de transporte público, além de evitar a entrada irregular de passageiros.

Os usuários que circulam pelo terminal e ainda não possuem o VEM, podem adquirir o cartão VEM Comum de forma gratuita por meio de cadastro com a equipe de distribuição presente no terminal. O serviço irá funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h; e, aos sábados, das 6h às 12h.

Na ocasião, o passageiro deve apresentar documento oficial com foto que comprove o Cadastro de Pessoa Física (CPF), informar nome completo, nome da mãe e data de nascimento. A recarga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no momento da distribuição utilizando as máquinas de ponto de venda.

Segundo o Grande Recife, em casos eventuais de desconto de nova tarifa antes do tempo de 2h da integração temporal, por sentido da viagem, os passageiros devem entrar em contato com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), órgão responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. É necessário que seja informado o dia, horário do fato e número do cartão VEM para checagem. Se a cobrança indevida for confirmada, o valor será creditado no cartão VEM do usuário.

Dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife, doze funcionam no sistema de integração temporal, são eles: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão e Cajueiro Seco.

 

 

 

Tags

Autor