ABANDONO

Moradores de Boa Viagem, no Recife, denunciam ponto de drogas, crimes e vandalismo no Edifício Holiday

O prédio de 17 andares foi desocupado em março de 2019, e, desde então, a redondeza diz sofrer com ondas de crimes

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 10/02/2021 às 13:08 | Atualizado em 10/02/2021 às 20:52
Notícia
X

Drogas, crimes, vandalismo e depreciação são alguns dos problemas denunciados por antigos residentes e moradores de prédios vizinhos do histórico Edifício Holiday, localizado na área nobre de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Apresentando problemas estruturais e sob risco de desabamento, o prédio de 17 andares foi desocupado em março de 2019, e, desde então, quem mora na redondeza diz sofrer com ondas de assaltos e roubos.

No local, que antes abrigava 476 famílias, o cenário é de completo abandono. Do lado de fora do prédio, é possível ver algumas janelas quebradas. Outras, foram arrancadas por criminosos. Do térreo, onde funcionava um comércio, as portas de alumínio também foram levadas.

A dona de casa Darci dos Santos, que morava no sétimo andar do Edifício Holiday, cobra que providências sejam tomadas pelo poder público. "Meus apartamentos, que trabalhei, suei para conquistar, estou vendo os ladrões tomando conta. Cadê a justiça? Cadê os direitos humanos?", indagou.

A sujeira toma a calçada do edifício, e tem até um colchão e um sofá que servem de apoio para pessoas em situação de rua. Vizinhos do Holiday também reclamam da falta de policiamento. Segundo eles, a Polícia Militar e a guarda municipal só aparecem quando há equipe de reportagem.

A situação entristece a dona de casa Marta Vieira, uma das primeiras moradoras do Holiday. "O prédio está abandonado, eu sabia que ia ficar assim. Trinta anos morando aqui. Eu não gosto nem de passar por aqui, porque agora, quando eu chegar em casa, vou passar o dia inteiro chorando", revelou.

A estrutura também preocupa. A construção de mais de 67 anos apresenta rachaduras, e quem passa pelo local fica com medo de um acidente acontecer. Em imagens registradas por populares, é possível ver um pedaço de concreto desabando de um dos apartamentos de um dos últimos andares. 

O ambulante Jota Albuquerque, que também já morou no edifício, lamenta a situação. "Quando chega no ano da eleição, todo mundo quer voto, todo mundo quer ser reconhecido. Parabéns ao poder público de Pernambuco. Está aí, o Holiday jogado e acabado", afirmou.

Em nota, a Prefeitura do Recife disse que o Holiday é um imóvel privado e os serviços de manutenção, limpeza e segurança interna são de responsabilidade dos moradores. A prefeitura também afirmou que já realizou 11 reposições de tapumes no local. Sobre a insegurança relatada, a Polícia Militar disse que, no último dia 4, seis pessoas foram detidas furtando janelas e fios de internet. Elas foram encaminhadas para a Delegacia de Boa Viagem. A PM informou ainda que faz rondas na localidade.

A Polícia Militar informou que atua, não apenas no entorno do Edifício Holiday, mas ao longo da Avenida Conselheiro Aguiar e no bairro de Boa Viagem como um todo, através do 19º Batalhão. A PMPE emprega Guarnições Táticas da área e policiais em motocicletas, além de contar com equipes do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI). Diante das demandas que vem chegando sobre furtos no local, na manhã desta quarta-feira (10), equipes do 19º BPM estiveram em apoio à Guarda Municipal do Recife, numa operação de varredura no edifício.

Confira a nota da Polícia Militar na íntegra:

O Batalhão vem realizando prisões na região. No último dia 4, por volta das 4h40 uma equipe do 19º BPM realizava rondas quando ouviu um barulho vindo do edifício. Seis pessoas foram detidas depredando e furtando janelas para retirar o alumínio e fios de internet. Na ocasião, foram apreendidas 20kg de alumínio, 15m de fio e uma faca. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Boa Viagem.

O número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) na região teve uma redução de 34% no mês de fevereiro de 2021, comparado ao mesmo período do ano passado.

Ratificamos a importância do registro de ocorrências através do 190, assim como do registro de boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.

Tags

Autor