SAÚDE

Agentes funerários cobram início da vacinação contra covid-19 para a categoria em protesto no Recife

Sindicato alega que cerca de 30 trabalhadores já morreram por causa da doença

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes, Cássio Oliveira

Publicado em 11/02/2021 às 7:45 | Atualizado em 11/02/2021 às 11:15
Notícia
X

Com informações da repórter Cinthia Ferreira, da TV Jornal

Agentes funerários e donos de funerárias protestam na manhã desta quinta-feira (11) para serem vacinados contra a covid-19. Apesar de estar inserida na primeira etapa da imunização no Estado, a classe ainda não começou a ser imunizada. A concentração aconteceu no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, por volta das 7h, de onde o grupo seguiu em carreata até a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

O Sindicato das Empresas Funerárias de Pernambuco (Sindef-PE) revela que cerca de 30 trabalhadores já morreram por complicações causadas pelo coronavírus, e que há diversos colaboradores afastados. A classe é responsável pelo manejo dos corpos, tanto dos que perderam a vida para a covid-19, quanto dos que morreram por outras causas.

Segundo o presidente do sindicato, Luiz Alves, dois ofícios já foram enviados à SES, e a classe já foi até a sede duas vezes, mas não foi recebida.

“Já perdemos vários colegas para essa doença, todo mundo trabalha com medo. Nos hospitais, ninguém quer entregar o corpo; é o agente funerário quem tem que manusear o corpo e a gente não recebe a sinalização da vacina, não temos uma definição, uma clareza do que o governo quer fazer”, explica.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Grupo seguiu em carreata até a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Segundo o presidente do sindicato, Luiz Alves, dois ofícios já foram enviados à SES, sem resposta; e a classe já foi até a sede duas vezes, mas não foi recebida - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
A classe é responsável pelo manejo dos corpos, levando-os do hospital até o sepultamento - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Segundo o presidente do sindicato, Luiz Alves, dois ofícios já foram enviados à SES, sem resposta; e a classe já foi até a sede duas vezes, mas não foi recebida - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
A classe é responsável pelo manejo dos corpos, levando-os do hospital até o sepultamento - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O sindicalista também alertou para o risco de contaminar outras pessoas. “Vivemos uma situação de que não sabemos como vai ser o amanhã, a gente tem contato com a família de [vítimas de] covid, e também da de quem não é. A linha de transmissão é incalculável”, completa.

» Saiba onde vacinar idosos com mais de 85 anos contra covid-19 em cidades do Grande Recife

» A vacina contra a covid-19 é segura? Especialista responde as dúvidas mais frequentes sobre a vacinação no Brasil

» Guia da vacinação contra a covid-19: tire as suas dúvidas

» Saiba como denunciar ao Ministério Público desvio de vacinas contra covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) alega, por nota, que os trabalhadores de serviços funerários serão contemplados "de acordo com a disponibilidade de doses da vacina". Reforça também que "pactuou com os municípios pernambucanos, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o público prioritário da vacinação contra a Covid-19 neste primeiro momento da campanha, de acordo com o Plano Nacional de Vacinação, e cada gestor municipal deve avaliar sua realidade e vacinar de acordo com a organização da sua rede."

Escassez de vacinas

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou à Rádio Jornal, logo após o protesto, que devido à escassez de vacinas há um senso de injustiça com categorias que também são prioritárias na fila de vacinação contra covid-19.

>> Secretário admite que variante amazônica do coronavírus já deve estar circulando em Pernambuco

Longo disse ter se reunido com os agentes, destacou a importância da categoria, principalmente no enfrentamento da pandemia, e apontou a obrigação das prefeituras de dar a esses profissionais a devida prioridade. 

"Mostramos a obrigação de cada um dos entes. É lamentável ter ainda uma escassez de vacinas sem atender aos grupos prioritários ao mesmo tempo. Na escassez, fica o senso de injustiça. Precisamos atender a todos e se fazer ver que todos serão atendidos. O planejamento é de cada um dos municípios, onde tem atividades que esses agentes desempenham. Eles devem procurar os responsáveis nas secretarias de saúde municipais e saber quando entrarão no plano de vacinação. Eles estão entre os prioritários", destacou André Longo.

Tags

Autor