Decreto

Covid-19: Nazaré da Mata suspende aulas presenciais em todas as escolas e faculdades do município por 45 dias

De acordo com o secretário de Educação da cidade, medida é uma precaução para evitar o aumento do número de casos da doença

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 21/02/2021 às 14:51
YACY RIBEIRO/ACERVO JC IMAGEM
Professores que lecionaram entre os anos de 1997 e 2006 na rede estadual terão direito - FOTO: YACY RIBEIRO/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

Menos de uma semana após proibir o funcionamento de bares e restaurantes de Nazaré da Mata após as 20h e limitar a capacidade dos templos religiosos devido à pandemia de covid-19, o prefeito Inácio Manoel do Nascimento decidiu suspender por 45 dias as aulas presenciais nas escolas e faculdades públicas e particulares em funcionamento no município. Na última sexta-feira (19), a Secretaria de Educação de Pernambuco já havia informado que as aulas para os alunos do ensino médio da cidade seriam suspensas por uma semana, período em que os estudantes teriam apenas aulas remotas.

Tanto o governo do Estado quanto a Prefeitura de Nazaré da Mata afirmam que não houve registros de surtos de covid-19 nas escolas da cidade, mas que as medidas estão sendo adotadas por precaução, para evitar o aumento de casos. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, até o último sábado (20), Nazaré da Mata havia registrado 469 casos da doença, sendo 372 leves e 97 graves. Ao todo, 10.839 pessoas já morreram no Estado por complicações da enfermidade.

"O nosso município já vinha realizando apenas aulas virtuais, mas a rede privada estava com aulas presenciais no ensino infantil e fundamental. Portanto o decreto atinge todas as instituições de ensino no âmbito do município. Nós, inclusive, temos duas universidades aqui, uma pública e outra privada, e elas também não poderão ter aulas presenciais", informou o secretário de Educação de Nazaré da Mata, Marcelo Nascimento. "Nos últimos 15 dias houve um grande aumento no número de casos aqui na cidade, então, por iniciativa da Secretaria de Saúde, nós resolvemos, por precaução, suspender as aulas não-presenciais", completou.

>> Covid-19: Nazaré da Mata limita funcionamento de bares e restaurantes e capacidade de templos religiosos

>> Nazaré da Mata tem noite de sexta-feira tranquila após prefeitura limitar funcionamento de bares e restaurantes

>> Devido à covid-19, aulas presenciais em escolas estaduais de Nazaré da Mata são suspensas por uma semana

>> Pernambuco confirma 1.132 novos casos de covid-19 e 35 óbitos neste sábado (20)

Na última sexta-feira (19), em entrevista ao JC, a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em educação de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, defendeu que a suspensão das aulas presenciais não se limitasse às escolas de Nazaré da Mata. "Deveria ser para a rede toda. A média móvel de infecção da covid-19 de hoje é comparada ao mês de maio do ano passado, quando estávamos no auge da pandemia e em pleno lockdown. É prudente manter as escolas fechadas e o ensino remoto", avaliou.

Primeiro decreto

No decreto que publicou na última semana, a Prefeitura de Nazaré da Mata prorroga o estado de calamidade do município até 30 de junho de 2021 e veda aglomerações em bares, restaurantes, lanchonetes, depósitos de venda de bebidas, igrejas, repartições públicas, entre outros. A determinação é válida, inicialmente, por 30 dias.

Bares, restaurantes, lanchonetes pontos de conveniência e locais onde são comercializadas bebidas e alimentos só podem funcionar até as 20h. Os estabelecimentos que não respeitarem a norma, podem ter o alvará de funcionamento cassado. Igrejas e templos religiosos não poderão receber mais do que 300 pessoas e devem restringir a capacidade a 30%. Além disso, o distanciamento social de 1,5 metro deve ser respeitado, além do uso obrigatório de máscara e do fornecimento de álcool em gel ou líquido a 70%.

Comentários

Últimas notícias