INTERIOR

Governo de Pernambuco promete fiscalização intensa para garantir novas restrições no interior

Até o dia 10 de março, atividades econômicas e sociais estarão proibidas, entre 20h e 5h, nos 63 municípios das 2ª, 4ª e 9ª Gerências Regionais de Saúde (Geres)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 25/02/2021 às 9:24 | Atualizado em 25/02/2021 às 9:37
Notícia
X

Para garantir o cumprimento das novas restrições em três regiões de Pernambuco, com início nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que as forças de segurança atuarão em conjunto com os demais órgãos do estado e das prefeituras em ações de fiscalização. Até o dia 10 de março, atividades econômicas e sociais estarão proibidas, entre 20h e 5h, nos 63 municípios das 2ª, 4ª e 9ª Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru (ambas as cidades no Agreste) e Ouricuri (no Sertão), respectivamente.

Segundo a SDS, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros serão empregados nas fiscalizações de rotina, e pessoas que infringirem as determinações sanitárias poderão ser conduzidas para delegacias de Polícia Civil. No entanto, a pasta disse ainda estar "finalizando o planejamento do efetivo que será empregado nessas regiões".

A coluna Ronda JC trouxe, no dia do anúncio das medidas restritivas, a importância de uma fiscalização efetiva. "Para que o governo do Estado faça valer o decreto nas 63 cidades do interior, é preciso colocar a Polícia Militar nas ruas e, principalmente, naqueles conhecidos pontos de movimentação à noite. Caso contrário, as restrições não serão seguidas por todos e os números da covid não irão cair", escreve o colunista Raphael Guerra. Leia mais.

» Com um ano de pandemia, Brasil chega a 250 mil mortes por covid-19 e vive pior fase da doença

» Veja as cidades de Pernambuco que aumentaram restrições por causa da covid-19 em 2021

» Pernambuco recebe mais 48 mil doses de vacina contra a covid-19

Veja a lista das 63 cidades com restrições: 

Regional de Limoeiro inclui 20 municípios: Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.

Regional de Caruaru inclui 32 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

Regional de Ouricuri inclui 11 municípios: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal do Commercio PE (@jc_pe)

Eventos

Além disso, também foi anunciada a prorrogação da proibição de eventos por mais 15 dias, valendo para todo o Estado. Da mesma forma, o retorno às aulas nas escolas públicas municipais permanece suspenso até o dia 12 de março.

O governador reforçou que o Estado segue monitorando diariamente os números da covid-19. “Caso o índice de ocupação de leitos de UTI permaneça subindo, teremos que tomar medidas ainda mais duras nos próximos dias”, advertiu. Segundo Paulo Câmara, durante os 11 meses de luta contra o novo coronavírus, Pernambuco montou a segunda maior rede de terapia intensiva (UTI) do País, com leitos no Recife e em mais 15 cidades, do litoral ao Sertão.

Tags

Autor