Restrições impostas pelo governo estadual não impedem movimentação na praia de Boa Viagem
Mesmo com a fiscalização intensa, banhistas e pedestres sem máscara podiam ser vistos sem dificuldade por quem passou pelo local na manhã deste domingo (7)
Neste domingo (7), segundo dia de restrições mais severas em Pernambuco para tentar frear o avanço da covid-19, a praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, amanheceu com certa movimentação no calçadão e na faixa de areia. De acordo com o último decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB), neste e no próximo finais de semana, as praias, clubes sociais e parques devem estar fechadas, estando liberada apenas a prática de esportes individuais no litoral pernambucano. As igrejas do bairro, assim como determina o governo, estavam fechadas.
De passagem por Boa Viagem, a reportagem da TV Jornal registrou várias pessoas caminhando e pedalando na praia (permitido apenas de forma individual), e não foi difícil encontrar quem realizasse as suas atividades físicas sem máscara ou até mesmo quem estivesse tomando sol ou mergulhando, o que não está permitido por ora. Equipes do governo do Estado e da Prefeitura do Recife realizaram amplo trabalho de fiscalização na orla.
>> Apesar de restrições, praia de Porto de Galinhas amanhece movimentada neste sábado (6)
>> Sábado de restrições mais rígidas tem movimentação em Porto de Galinhas e Centro do Recife vazio
>> Veja imagens do primeiro fim de semana com restrições mais rígidas em Pernambuco
>> Restaurantes do Recife fazem apelo para clientes comprarem por delivery durante restrições
>> Pernambuco tem mais 1.664 casos da covid-19; ocupação de leitos de UTI da rede pública é de 94%
Um grupo de mulheres que estavam sentadas na faixa de areia inclusive foi abordado por uma dessas equipes de fiscalização e se recusou a deixar o local. Elas só saíram de lá depois que os homens da guarda municipal acionaram a Polícia Militar (PM).
No último sábado (6), quando as proibições mais duras começaram a valer, muitas pessoas se dirigiram à praia de Porto de galinhas, em Ipojuca, mas as ruas do Centro do recife ficaram completamente desertas. Assim como hoje, ontem a TV Jornal também encontrou banhistas nas praias da capital pela manhã.
Desde a última quarta-feira (3), estão proibidas atividades não essenciais em Pernambuco de segunda a sexta, das 20h às 5h, e durante todo o fim de semana. As restrições são válidas até 17 de março.
De acordo com a Secretaria Estadual de saúde (SES), os leitos destinados a pacientes com covid-19 em Pernambuco nas UTIs já atingiram a ocupação de 94% na rede estadual e de 88% na rede privada. Os dados são de ontem. Além disso, novos 1.664 casos da doença e 34 óbitos foram confirmados pela pasta.