Sábado de restrições mais rígidas tem movimentação em Porto de Galinhas e Centro do Recife vazio
As praias de Porto de Galinhas e Boa Viagem tiveram alguma movimentação pela manhã neste sábado. No Centro, a Conde da Boa Vista estava quase deserta
No primeiro sábado após as novas restrições estabelecidas em Pernambuco - com a proibição das atividades não essenciais durante todo o final de semana - ocorreu uma movimentação da pessoas na praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul do Estado, enquanto as ruas do Centro do Recife ficaram praticamente vazias. Nas praias do Recife, também foram encontrados banhistas pela manhã. Em Porto de Galinhas, a equipe da TV Jornal identificou uma grande quantidade de pessoas na faixa de areia sem estarem praticando nenhuma atividade física. Também havia banhistas no mar e até pessoas pescando. Atualmente, só é permitido frequentar a faixa de areia se o cidadão estiver fazendo algum esporte individual.
>> Saiba o que abre e o que fecha com as novas restrições em Pernambuco
Para tentar deter a contaminação pelo coronavírus, está proibido o funcionamento de atividades não-essenciais durante todo o final de semana e nos dias úteis das 20h às 5h, desde a quarta (3) até o dia 17 de março em todo o Estado. O uso de som na faixa de areia da praia está proibido, independentemente do horário.
Na manhã deste sábado (6), uma equipe da Secretaria de Defesa Social de Ipojuca fazia a fiscalização na praia, juntamente com o efetivo da Guarda Municipal. "Estamos voltados para a fiscalização de nossas praias, conscientizando as pessoas e orientando como é bom usar esse espaço consciente, usar a praia para fazer uma caminhada ou atividades esportivas individuais, permanecendo pouco tempo na praia", explicou o diretor administrativo financeiro da secretaria, Aragão Pereira Filho.
- Por causa de restrições, centro do Recife fica vazio neste sábado (6); praia e bairros têm irregularidades
- Covid: filas em seis Estados somam mais de 1,3 mil pacientes à espera de UTI
- Feira do Troca, em Caruaru, registra aglomeração neste sábado (6)
- Restaurante e casa de eventos são interditados em fiscalização do Procon no Grande Recife
- Veja imagens do primeiro fim de semana com restrições mais rígidas em Pernambuco
- Paulo Câmara conversa com epidemiologista sobre o cenário da pandemia em Pernambuco nas próximas semanas
Durante a ação, um casal de turistas de São Paulo foi abordado e teve que sair da praia. "Eu acho vergonhoso, porque você vem aqui para consumir em uma cidade que vive 100% de turismo e eu não posso ficar na praia com a minha esposa, tomar uma cerveja, dar um mergulho no mar, vergonhoso", disse o representante comercial Maurício Almeida. Apesar da queixa, o turista afirmou que os fiscais foram educados na abordagem.
Barreira sanitária em Ipojuca
Na manhã deste sábado (6), a Prefeitura de Ipojuca instalou uma barreira sanitária em Nossa Senhora do Ó, na altura do restaurante Rei das Coxinhas, para orientar as pessoas que se dirigiam a Porto de Galinhas. A enfermeira Rosângela Alves de Barros, uma das pessoas que passou pela barreira sanitária, considerou as medidas de restrição corretas. "Eu acredito que isso vai impedir a proliferação. Eu acho que as pessoas estão sendo bem orientadas quanto a esse cuidado", resumiu.
Moradora de Brasília, Rosângela chegou em Pernambuco na quinta-feira (4) e vai permanecer até a segunda (8), mas no final de semana não poderá frequentar a praia. "É frustrante. A gente conseguiu aproveitar ontem a praia porque foi permitido, mas hoje e amanhã a gente não vai poder usufruir. Então, a gente fica meio frustrado, porque planejou essa viagem há algum tempo, imaginando que já com a chegada da vacina que não ia ocorrer esse fechamento do comércio inteiro. Mas a gente está se adaptando para não perder o passeio", comentou.
Centro do Recife
A reportagem da TV Jornal circulou pelas ruas do Centro e registrou a Avenida Conde da Boa Vista, uma das vias mais movimentada da capital pernambucana, praticamente vazia, o que é muito diferente do movimento do dia a dia. Também na área central, o Parque Treze de Maio, no Bairro da Boa Vista, estava com os portões fechados, já que o funcionamento dos parques está restrito apenas aos dias de semana, no horário das 20h às 5h.
Já no bairro de Afogados, na Zona Oeste, foi identificada muita aglomeração e pessoas sem máscara. Na feira livre e no mercado local, parecia um dia normal antes da pandemia. Estabelecimentos que prestam serviços não-essenciais estavam abertos e havia até congestionamento para trafegar pelas ruas do entorno.
Casos de covid-19 em Pernambuco
Após confirmar 1.588 novos casos de covid-19 nesta sexta-feira (5), Pernambuco soma 8.916 novas infecções causadas pelo novo coronavírus em apenas uma semana. Os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) apontam que 477 desses casos foram considerados graves, o que representa 5% do total. A forma mais grave da doença costuma evoluir para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e esses casos demandam por internação hospitalar na maioria das vezes.
A SES-PE também registrou 29 novas mortes. Os óbitos ocorreram entre os dias 9 de julho de 2020 e 04 de março. Com relação à média móvel, a queda no número de mortes foi de 11% nesta sexta, o que indica estabilidade nos registros. Levando em consideração as confirmações dos últimos sete dias, Pernambuco está registrando 25 novas mortes por dia. Até esta sexta, o Estado já perdeu 11.119 vidas para a doença.