MEIO AMBIENTE

Centenas de peixes mortos aparecem no Canal do Fragoso, em Olinda, nesta terça-feira (9)

Técnicos da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) foram enviados para avaliar a situação

Imagem do autor
Cadastrado por

Danielle Santana

Publicado em 09/03/2021 às 17:54 | Atualizado em 09/03/2021 às 18:18
Notícia
X

A grande quantidade de peixes que apareceram mortos no Canal do Fragoso, em Olinda, no Grande Recife, nesta terça-feira (9), impactou quem passou pelo local. Técnicos da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) foram enviados para avaliar a situação.

Para o representante da CPRH Rodolfo Aureliano, a hipótese mais provável é que os peixes tenham morrido por causa do descarte irregular de material sanitário na área. "[São observados] vários pontos de lançamento irregular de esgotamento sanitário em rede de drenagem pluvial. O que acaba direcionando matéria orgânica para o canal. Vemos aqui a quantidade de baronesa e peixes mortos e o esgoto também acaba contribuindo para o acumulo de matéria orgânica", afirma.

Para confirmar a hipótese, a água do canal será analisada. "Nosso laboratório está providenciando uma coleta da água para amanhã. Vamos analisar e identificar a origem da morte dos peixes. O resultado deve sair na faixa de uma semana", comentou Rodolfo.

Após a visita, a equipe da Agência afirmou ter encontrado baixos níveis de oxigênio no canal, o que evidencia a hipótese que a morte possa estar relacionada ao descarte irregular do esgoto sanitário em rede de drenagem pluvial.

Durante toda a manhã, diversas pessoas foram até o canal com o objetivo de pescar os peixes, apesar do forte cheiro no local. No entanto, o técnico da CPRH destaca que não é recomendável realizar o consumo dos animais, já que ainda não é possível identificar a causa da morte dos peixes. 

Rodolfo falou sobre os riscos de consumir o alimento nessas condições. "Não recomendamos em hipótese nenhuma o consumo desses peixes. Os riscos vão desde intoxicação até um problema mais agravado, como infecções intestinais", completou.

Por meio de nota, a prefeitura de Olinda informou que enviou uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAPU) até o local para recolher amostras com o objetivo de descobrir a causa das mortes. A gestão municipal também comunicou o fato aos dirigentes da CPRH. A SEMAPU informou que fará a remoção dos peixes mortos ainda durante a semana.

Confira imagens do local:

Divulgação/CPRH
Diversos peixes mortos apareceram no local na manhã desta terça - Divulgação/CPRH
Divulgação/CPRH
Alguns dos animais foram recolhidos pela população - Divulgação/CPRH
Divulgação/Prefeitura de Olinda
Uma bióloga e um engenheiro de Pesca da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano estiveram no local - Divulgação/Prefeitura de Olinda
Divulgação/CPRH
A CPRH enviou uma equipe ao local - Divulgação/CPRH
Divulgação/CPRH
A água do canal será testada para determinar a causa da morte dos animais - Divulgação/CPRH
Divulgação/CPRH
Pescadores e moradores da região consideram que os animais podem ter morrido por falta de oxigênio - Divulgação/CPRH

Tags

Autor