Meio Ambiente

CPRH paralisa mineração ilegal em Área de Preservação Ambiental em Igarassu, no Grande Recife

Um caminhão e três máquinas foram apreendidos

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 25/02/2021 às 8:39 | Atualizado em 25/02/2021 às 9:33
Notícia
X

Uma equipe de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) paralisou uma operação irregular que fazia a retirada de areia em uma Área de Preservação Ambiental (APP) no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), nessa quarta-feira (24). De acordo com a fiscalização, aproximadamente 15 hectares da área, que fica nas proximidades da praia de Mangue Seco, está degradada. Um caminhão e três máquinas foram apreendidos.

O flagrante se deu quando os profissionais estavam apurando uma denúncia de maus tratos e de caça silvestres. Na ocasião, a equipe se deparou com máquinas fazendo escavações e caminhões, que faziam o transporte do material. A ação da CPRH contou com o apoio de policiais militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma).

Segundo a agência, a operação estava sendo desenvolvida de forma irregular, sem a licença ambiental emitida pela CPRH e causando sérios impactos negativos ao meio ambiente, inclusive com a derrubada de árvores da Mata Atlântica. Além disso, a agência afirmou que informações de pessoas que estavam no local apontam que a responsável pelo empreendimento é moradora do Recife. A mulher irá receber um Auto de Constatação.

Os agentes ambientais da CPRH também perceberam indícios do descarte inadequado do óleo utilizado nas máquinas que operavam no local, que estava sendo depositado próximo à área alagada, o que pode acarretar problemas, como a contaminação do solo e do lençol freático. A CPRH paralisou a atividade, apreendeu um caminhão e três máquinas que estavam operando no local, no momento da fiscalização.

Multa

Com a operação irregular, a responsável será multada; o valor será decidido nesta quinta-feira (25), pois, de acordo com a CPRH, será feita uma avaliação conjunta de duas diretorias da agência, considerando que as infrações cometidas, como mineração e desmatamento, são fiscalizadas por equipes distintas.


Tags

Autor