MULHERES QUE FAZEM A DIFERENÇA

Protagonismo que faz a diferença: designer de moda Mércia Moura mudou a própria vida e a de mais de 300 mulheres

Empresária começou junto com cinco costureiras e hoje conta com cerca de 300 funcionárias, exportando roupas para o mundo inteiro

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 10/03/2021 às 12:09 | Atualizado em 12/03/2021 às 14:25
Notícia
X

Desde que casou e começou a viver no município de Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco, a designer de moda e empresária Mércia Moura, 63 anos, viu que era preciso mudar sua rotina para se sentir realizada. Há 35 anos, ela tomou uma decisão que mudou a sua vida e a de centenas de mulheres, ao pegar os lucros que tinha juntado com a venda de galinhas para estruturar sua própria confecção de roupas femininas no Engenho Pangauá, local onde vive e trabalha até hoje.

“No começo, queria me ocupar com algo porque era apenas dona de casa. Vi que a agricultura não era a minha vocação e resolvi empreender no mundo da moda, que já era algo que me chamava a atenção. Neste momento, pude contar muito com minha mãe porque, antes de mim, ela já tinha descoberto a minha vocação para o ramo”, relembra Mércia.

LUISI MARQUES/JC IMAGEM
Mércia Moura conversou com a equipe do SJCC na sede da grife Marie Mercié - LUISI MARQUES/JC IMAGEM

Ao se ver no desafio de estruturar o seu próprio negócio, a empreendedora seguiu os conselhos da mãe e montou a MM Special, que começou apenas com cinco costureiras e hoje, após mais de três décadas de muita batalha, se transformou na marca Marie Mercié, que emprega cerca de 300 funcionários, em sua maioria mulheres. Além de contribuir também com 150 empregos indiretos, a fábrica de roupas ainda proporciona o desenvolvimento socioeconômico da região.

>>Determinação que faz a diferença: conheça a trajetória da empreendedora Eliane Melo

>>Pioneirismo feminino ganha voz no debate da Rádio Jornal

>>Vídeos destacam valor feminino em série do Sistema JC

>>Mês da Mulher ganha foco com iniciativas diversas do SJCC

“Sem elas [as mulheres], eu não faria nada e não estaria onde estou. Se eu cheguei aqui, foi com a força de uma Emília, de uma Lúcia e de tantas outras, porque nós somos um conjunto de vários pilares e essa união das mulheres de Pangauá foi quem gerou toda essa energia. Hoje, elas são protagonistas da sua própria história. Podem bancar a própria casa, não precisam mais passar por dificuldades porque podem sustentar a casa sem depender do esposo”, comemora a designer.

Atualmente, a grife exporta seus produtos para o mundo todo, tendo São Paulo como seu mercado principal. Mércia espera agora que não só as mulheres de Itambé, mas também que as de todo o planeta possam encontrar sua vocação, conquistando seus espaços de direito.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre Mércia Moura:

Tags

Autor