É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Desde muito cedo, a palavra “coragem” faz parte da vida da administradora Eliane Melo, 38 anos. Ao relembrar sua trajetória profissional, ela conta que precisou apostar em muitos sonhos para consolidar seu nome e sua carreira no mercado. Hoje, proprietária da loja de utilidades e decoração CH Varejão, em Caruaru, Eliane observa que a determinação foi e ainda é sua principal motivação.
“O desejo de montar meu próprio negócio começou há 11 anos, quando pedi demissão da empresa onde trabalhava para ajudar meu esposo, que ajudava o pai na Feira de Caruaru. Na época, a demanda foi aumentando tanto e vi que as vendas estavam dando certo. Sempre fui muito determinada no que vou fazer e quando tomo uma decisão, sou muito pé no chão. Por isso, sempre tive firmeza e segurança nas minhas escolhas”, analisa Eliane.
Durante o início do isolamento social, ela foi a responsável por reinventar os negócios da família. “A CH Varejão nasceu nesta pandemia. Já trabalhávamos com os itens de casa e utilidades, vendendo em atacado. Mas vi que existia uma demanda muito grande para vendas no varejo e decidi apostar nesse segmento também. E tudo tem dado muito certo. As vendas deram uma alavancada”.
Conhecida pelo carisma e habilidade na comunicação, Eliane é referência para o comércio local e também para as muitas mulheres da região por conseguir estruturar tão rápido sua empresa. Sua expectativa é que outras mulheres possam se espelhar em sua trajetória para que elas também façam a diferença na vida de muitas pessoas.
Assista ao vídeo e conheça mais sobre Eliane Melo: