PARQUE LINEAR

No aniversário da cidade, Prefeitura do Recife inicia construção do Parque das Graças

De acordo com a secretaria de Infraestrutura do Recife, a obra deverá ser concluída ainda este ano, no mês de novembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Danielle Santana

Publicado em 12/03/2021 às 18:05 | Atualizado em 12/03/2021 às 18:24
Notícia
X

A Prefeitura do Recife deu o pontapé inicial para a construção da nova área verde da cidade: o Parque das Graças, no bairro homônimo, às margens do Rio Capibaribe, entre as pontes da Torre e da Capunga, na Zona Norte. As obras tiveram início nesta nesta sexta-feira (12), dia em que a cidade comemora seus 484 anos.

O novo espaço deverá ser construído seguindo o conceito de parque linear e contará com playground, área para ginástica, tirolesa, três áreas de convivência, parcão, espaços para piquenique, mirantes e área de refúgio da fauna. O projeto do local, que fará parte do Parque Capibaribe, foi desenvolvido pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), que será responsável pela execução das obras.

No final da manhã nesta sexta (12), o prefeito João Campos visitou o local para assinar a ordem de serviço para o início das obras. Ele aproveitou o momento para falar sobre o aniversário da cidade. “Recife completa hoje 484 anos de muita história, de muita luta, conquistas, quando a gente passa pelo momento mais desafiador dessa história, no meio de uma pandemia, e nós precisamos olhar para o futuro com esperança, a gente não pode perder essa capacidade. Então a gente anuncia hoje a construção do Parque das Graças que vai ser o coração do Parque Capibaribe, numa cidade que nasceu do rio, e que por muitas vezes deu as costas ao rio, e agora chegou a vez de poder se aproximar”, afirmou o gestor municipal.

O gestor municipal também comentou o novo projeto. “É um parque linear com 1 km de extensão, que faz parte do projeto Parque Capibaribe e que a gente vai separar as entregas em três fases e a primeira delas a gente já entrega neste ano, a gente já vai ter a cidade podendo usufruir da primeira parte do Parque das Graças. Um projeto que foi pensando com os moradores, com a universidade, com quem tem preocupação com o meio ambiente, com o rio Capibaribe, é fruto de muito diálogo”, completou.

A estrutura do novo parque começará na altura da Rua Amélia e contará com uma solução viária que viabiliza a travessia de pedestres na descida da Ponte da Torre. Ele seguirá com 1 km de Parque Linear até a Ponte da Capunga. O projeto também prevê a implantação de vias de baixa velocidade, que deverão ser compartilhadas entre pedestres, ciclistas e veículos motorizados. De acordo com a prefeitura, as vias serão elevadas ao nível das calçadas, com amplos passeios contínuos e acessíveis, áreas de convivência e plantio de mais de 200 novas árvores.

“A obra está dividida em quatro etapas e são seis trechos. Então nessa primeira fase, a gente vai fazer essa que a gente está dando a ordem de serviço hoje e termina em novembro ainda deste ano. E mais dois trechos importantes serão entregues em outubro do ano que vem e em março de 2023 a obra como um todo. Esse primeiro trecho as pessoas vão poder se apropriar, vão ter três praças, playground, área para tirolesa, então vai trazer mais as pessoas para usarem o equipamento público e vai ser um espaço para pedestres e ciclistas aproveitarem”, informou a secretária de Infraestrutura do Recife Marília Dantas.

O equipamento também contará com um playground de 397m², subdividido em duas áreas, uma destinada para a primeira infância, de 205 m², e outra para os maiores de seis anos, com 192m². O local ainda terá uma área para ginástica, espaço de terra batida com tirolesa e três áreas de convivência, sendo duas próximas à Ponte da Torre, com 120m² e 431m², e uma localizada entre a Rua das Pernambucanas e a Ponte da Capunga, com 444m². Um parcão deverá ser instalado nas proximidades da rua Osvaldo Salsa, contando com cinco espaços para piquenique e dois mirantes, um perto da Rua Sebastião Leme e outro próximo à Ponte da Capunga, além de uma área de refúgio da fauna.

A área do parque contará com um total de 1.011m de rotas cicláveis. A prefeitura também construirá duas passarelas paralelas à margem do rio, com o objetivo de viabilizar a continuidade do passeio em trechos onde não havia largura suficiente para passagem. A primeira passarela ficará entre as ruas Aníbal Falcão e Manoel de Almeida e a segunda entre a Rua Dr. Osvaldo Salsa e a Rua das Pernambucanas. A obra também prevê melhorias em uma área total de 750m em vias de acesso ao novo parque, sendo 200m da Rua Dom Sebastião Leme e mais 550m da Rua das Pernambucanas, o que resulta numa área total de 25.636m² de intervenção.

O Parque Capibaribe

O sistema de parques integrados no Recife deverá se estender por 30 km do percurso do Rio Capibaribe. Ele prevê a renaturalização das margens do rio e a implantação de um sistema de mobilidade com passeios e ciclovias. O projeto também deverá revelar paisagens locais com áreas de estar, passarelas e píeres para pequenas embarcações, beneficiando mais de 500 mil pessoas e 44 bairros. Até agora, foram implantados o Jardim do Baobá, nas Graças, e a Praça Otávio de Freitas, no Derby. O Parque Capibaribe deverá se estender da BR 101 até o centro do Recife. O projeto está ligado à Secretaria de Desenvolvimento de Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), é coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais (Gabpe) e foi desenvolvido pelo INCITI, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Confira as fotos do projeto do Parque das Graças:

Divulgação/Prefeitura do Recife
O parque começa na altura da Rua Amélia seguindo até a Ponte da Capunga - Divulgação/Prefeitura do Recife
Divulgação/Prefeitura do Recife
Projeto é coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais (Gabpe) - Divulgação/Prefeitura do Recife
Divulgação/Prefeitura do Recife
O projeto do Parque Capibaribe beneficiará mais de 500 mil pessoas e 44 bairros - Divulgação/Prefeitura do Recife
Divulgação/Prefeitura do Recife
O equipamento terá ainda playground de 397m², subdividido em duas áreas - Divulgação/Prefeitura do Recife
Divulgação/Prefeitura do Recife
A intervenção acontecerá em uma área total de 25.636m² - Divulgação/Prefeitura do Recife
Divulgação/Prefeitura do Recife
O Parque Capibaribe é um sistema de parques integrados no Recife - Divulgação/Prefeitura do Recife
Divulgação/Prefeitura do Recife
O projeto é composto pela implantação de vias de baixa velocidade - Divulgação/Prefeitura do Recife
Divulgação/Prefeitura do Recife
Parque ficará localizado nas margens do rio Capibaribe, no trecho entre as pontes da Torre e da Capunga - Divulgação/Prefeitura do Recife
Divulgação/Prefeitura do Recife
De acordo com o prefeito, a obra está dividida em quatro etapas e são seis trechos - Divulgação/Prefeitura do Recife
Divulgação/Prefeitura do Recife
O prefeito assinou a ordem de serviço para o início das obras - Divulgação/Prefeitura do Recife
Divulgação/Prefeitura do Recife
Prefeito João Campos autorizou o início da obra do novo parque da cidade - Divulgação/Prefeitura do Recife
Divulgação/Prefeitura do Recife
O novo espaço será construído em conceito de parque linear - Divulgação/Prefeitura do Recife

 

Tags

Autor