PANDEMIA

Municípios do Sertão do Pajeú, em Pernambuco, entrarão em quarentena ainda mais rígida no mês de março

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (19) durante reunião que contou com a presença do governador Paulo Câmara (PSB) e do secretário André Longo

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 19/03/2021 às 15:05 | Atualizado em 22/03/2021 às 21:10
Notícia
X

com informações do repórter Anderson Tennes, da Rádio Jornal 

atualizada às 21h07 do dia 22 de março de 2021*

Municípios que integram o Sertão do Pajeú, no Interior de Pernambuco, e um do Sertão do Moxotó entrarão em um período de cinco dias de quarentena ainda mais rígida na próxima quarta-feira (24). A decisão foi tomada nesta sexta-feira (19) durante reunião que contou com a presença do governador Paulo Câmara (PSB), do secretário estadual de Saúde, André Longo, e do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, em razão do colapso no sistema de saúde provocado pelo aumento no número de casos da covid-19. 

Segundo foi definido, entre os dias 24 e 28 deste mês haverá uma restrição ainda maior do que as já definidas pela gestão para todo o Estado entre os dias 18 e 28 de março. Um novo decreto ainda será publicado com o que estará autorizado nos municípios do Sertão do Pajeú. 

De acordo com Patriota, inicialmente, está previsto apenas o funcionamento de farmácias e postos de combustíveis. "Só farmácias e postos de gasolina. O fluxo [de pessoas] está muito grande. O decreto do governo [que está em vigor atualmente] é importante, mas tem umas coisas que precisam apertar", comentou. Os estabelecimentos comerciais poderão funcionar com o formato de delivery. 

"O que a gente acha que vai fazer com que diminua o fluxo é porque não tem o que fazer nas ruas. Hoje, com as exceções, tem muita coisa aberta", continuou. Para garantir o cumprimento das determinações, haverá reforço da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco. O presidente da Amupe informou, ainda, que o decreto está sendo preparado e deve ser publicado no início da próxima semana. 

Ouça a entrevista do presidente da Amupe à Rádio Jornal

Segundo o prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB), os municípios que aderiram ao período mais restritivo foram: Triunfo, Iguaraci, Ingazeira, Tabira, Santa Terezinha, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Brejinho, Itapetim, São José do Egito, Solidão, Quixaba, Sertânia* e Tuparetama. Somadas as quatorze cidades, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta sexta feira (19), há 12.915 casos confirmados. O município de Sertânia* faz parte do Sertão do Moxotó, mas irá restringir as atividades. 

Apesar de nem todos os prefeitos dos municípios do Sertão do Pajeú aderirem ao lockdown, Palmeira acredita que, nos próximos dias, outras cidades adotarão ao período mais restritivo. "Eu acho que o município que acabar não aderindo vai ter mais prejuízo do que lucro. Isso é um ato de coragem em prol da vida. Não é simples", afirmou. 

Palmeira reforçou que apenas postos de combustíveis e farmácias poderão funcionar. "Um dos principais motivos [que levou à quarentena] e acredito que o mais relevante, foi que, no início desta semana, tivemos a notícia de que todos os leitos do Hospital Regional [Emília Câmara] estavam ocupados", explicou. "Chegamos a conclusão de que precisávamos tomar uma decisão um pouco mais drástica, claro que ponderando a questão econômica, mas a vida acima disso", completou. 

O gestor alegou que a ideia seria uma quarentena de dez dias. "Na realidade, isso deveria ser para dez dias, que é o tempo que o vírus tem de duração, mas a gente aproveitou o decreto do Estado sobre a garantia de policiais militares". Entre os dias 24 e 28, Alessandro Palmeira afirmou que poderá haver a proibição da venda de bebidas alcoólicas, mas que o assunto ainda será definido neste final de semana. O cidadão que descumprir as determinações poderá ser levado à delegacia. 

*A reportagem havia sido publicada com o termo lockdown. No entanto, não haverá restrições de circulação de pessoas, por isso, o termo correto é quarentena. 


Tags

Autor