SERTÃO

MPPE pede que Prefeitura de Petrolina explique vacinação de garis contra a covid-19

Nesta quinta-feira (25), são vacinados cerca de 100 garis na cidade. MPPE afirma que plano de imunização municipal diverge das diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação da Covid-19 (PNO)

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 25/03/2021 às 10:02 | Atualizado em 26/03/2021 às 6:45
Notícia
X

Atualizada no dia 26 de março de 2021

O Ministerio Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Petrolina, deu um prazo de 24h para que a Prefeitura de Petrolina, no Sertão do Estado, explique os motivos da inserção dos profissionais da limpeza do município no plano de imunização municipal contra a covid-19. Nesta quinta-feira (25), são vacinados cerca de 100 garis na cidade.

Por nota, o MPPE afirma que a orientação no plano de imunização municipal diverge das diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação da Covid-19 (PNO) e de pactuação da Comissão Intergestora Bipartite de Pernambuco (CIB-PE). Isto porque o grupo não consta na lista do Ministério da Saúde dos 77,2 milhões de brasileiros com prioridade para receber o imunizante.

Assim, ao saber que os profissionais da limpeza já tinham vacinados, a promotoria encaminhou os autos de Notícia de Fato instaurada à 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Petrolina, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

O que diz a Prefeitura de Petrolina

A Secretaria de Saúde de Petrolina explicou, por nota, que a decisão de incluir os profissionais de limpeza na prioridade de imunização "levou em consideração a essencialidade da profissão, que não pode ter as atividades interrompidas por aspectos ambientais e sanitários. Além disso, esses trabalhadores têm um nível de exposição de risco mais alto, atuando, inclusive, no recolhimento de lixo contaminado de famílias com casos positivos para a covid-19." Argumentou, também, que a medida não afeta o ritmo da vacinação das demais faixas prioritárias, idosos e profissionais da saúde, "já que as doses utilizadas foram do percentual de perdas"

A gestão municipal ainda reforçou "o compromisso e a responsabilidade no trabalho de imunização da população de Petrolina, visto que, mais de 27 mil doses já foram aplicadas na cidade, beneficiando cerca de 60% dos trabalhadores da saúde e os idosos acima de 68 anos."

Para a aplicação das doses, foi montado em Petrolina um ponto de vacinação provisório com técnicos da Secretaria de Saúde na central de operações dos trabalhadores de limpeza. Antes de saírem para a coleta do lixo, os garis foram vacinados e orientados sobre a data da segunda dose.

A gestão enviou texto nesta quinta (25) relatando que o "clima entre os trabalhadores de limpeza durante o atendimento era de alívio e emoção". "Pela minha idade, não esperava nem tão cedo receber essa dose. Depois de tudo que passei, hoje, estou aliviado, leve, por saber que vou trabalhar vacinado e poderei ir para minha casa seguro", relatou o gari Eliomar Ramos, de 29 anos, que nos últimos três meses perdeu um avô e um tio vítimas da covid-19.

A sensação de alívio foi compartilhada por outro profissional da coleta de lixo, Jack Souza, de 36 anos. Gari há uma década, ele lembrou que os trabalhadores todos os dias têm contato com máscaras, luvas, lenços umedecidos e outros materiais que podem estar contaminados. "Estou muito feliz e mais tranquilo, mas queria pedir para a população separar melhor o lixo. As pessoas colocam máscaras e todo tipo de material nas sacolas sem nenhuma preocupação com a gente. Todos os dias passamos por isso e ficamos com medo. Felizmente, agora, com essa vacina, podemos trabalhar mais seguros", alertou Jack Souza.

 

Tags

Autor