educação

UFRPE irá ofertar cursos de graduação para Fernando de Noronha

O programa também irá contemplar as áreas de extensão e pós-graduação

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 06/04/2021 às 13:19 | Atualizado em 06/04/2021 às 13:31
Notícia
X

A Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE) irá ofertar um programa educacional no Arquipélago de Fernando de Noronha. O Protocolo de Intenções foi assinado nessa segunda-feira (5) e prevê dois cursos de graduação: Tecnológico em Gestão de Negócios e Bacharelado em Administração e Empreendedorismo. As vagas serão disponibilizadas prioritariamente para a população da ilha.

O programa também irá contemplar as áreas de extensão e pós-graduação. De acordo com a UFRPE, ele terá início ainda esse ano, com projeto preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ainda segundo a universidade, os cursos foram desenhados de acordo com estudo realizado entre os ilhéus.

>> Leonardo Cisneiros, professor da UFRPE e ativista do PSOL, morre aos 44 anos 

>> Veja a maior e a menor nota dos aprovados no Sisu 2020 na UFRPE

Os cursos terão matrizes acopladas, e deverão seguir a tendência das graduações da UFRPE. No formato tecnológico, o estudante poderá ter uma formação superior, conquistando o diploma em dois anos e possibilidade de ingressar em especializações.

No caso do programa educacional de Fernando de Noronha, dependendo da carreira a ser seguida, os alunos poderão optar pelas áreas de turismo, meio ambiente, gestão ambiental e administração, entre outras.

“São cursos multifacetados, integrados e com vários itinerários formativos. Estamos ofertando a UFRPE à Ilha, em sua completude, construindo um programa amplo, com acesso prioritário aos ilhéus, garantindo a formação in loco e, tendo sido uma escolha feita pela própria comunidade, aponta-se para várias áreas de atuação”, ressaltou a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFRPE, Socorro Lima.

Para o administrador de Noronha, Guilherme Rocha, a parceria gera oportunidades para os moradores e moradoras da Ilha, que agora podem contar com educação superior pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. “Apesar do momento difícil que estamos vivenciando, temos que celebrar essa iniciativa, pois estamos investindo no futuro, na formação da vida das pessoas, que têm dificuldades, pela situação geográfica, e agora poderão estudar dentro da própria casa”, afirmou.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções contou com a presença do reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, e o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, além de uma equipe reduzida de gestores da instituição.

 

Tags

Autor