EDUCAÇÃO

Detento da Penitenciária de Itamaracá alcança nota 900 no Enem 2020

Ironildo Rodrigues de Melo, 42, disse que pensa em cursar Matemática ou Ciências da Computação

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 07/04/2021 às 16:03
Notícia
X

Um detento da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR), que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem PPL/2021) alcançou nota 900 na prova de redação. Segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da sua Executiva de Ressocialização (Seres), 1.273 pessoas privadas de Liberdade (PPLs) se inscreveram.

Ironildo Rodrigues de Melo, 42, está no sistema prisional de Pernambuco há sete anos e conta que passou boa parte desse tempo sem vontade de estudar. "A prisão me deixou muito triste e não tive ânimo para estudar e assim passei uns três anos da minha vida. De 2018 para cá, estudo todo dia, o dia todo. Minha mãe comprava os livros na feira por dois ou cinco reais e trazia [para a penitenciária]", explicou. O detento disse que pensa em cursar Matemática ou Ciências da Computação.

A segunda e terceira maior nota ficaram com Givanildo Barros da Lima, preso na Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e Josenilson Leite de Oliveira Júnior, da Penitenciária de Tacaimbó, no Agreste. Eles alcançaram 800 e 680, respectivamente.

"Trabalho e educação são os pilares da ressocialização, esta é mais uma etapa importantíssima no processo de recuperação das pessoas privadas de liberdade", pontuou o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico.

De acordo com a Seres, pessoas privadas de Liberdade de 24 estabelecimentos penais do Estado, sendo 23 unidades prisionais e uma cadeira pública, se inscreveram. Houve uma evolução também na nota de redação do primeiro lugar, de 700, em 2019, para 900.

 

Tags

Autor