balanço

Vídeo: Corpo de bombeiros usa bote para resgatar passageiros ilhados dentro de ônibus no Recife

Os transtornos por conta das chuvas fizeram com que o Corpo de Bombeiros também atendesse diversas ocorrências nas últimas 48h, em toda a Região Metropolitana

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 12/04/2021 às 15:02 | Atualizado em 12/04/2021 às 19:30
Notícia
X

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco realizou um resgate de 38 passageiros que estavam ilhados dentro de um ônibus no Ibura, na Zona Sul do Recife, na manhã desta segunda-feira (12). Com as ruas alagadas devido às fortes chuvas do fim de semana, as equipes de Salvamento e Mergulho utilizaram um bote para salvar todas as pessoas, que saíram sem ferimentos.

>> Após fim de semana de chuvas, confira a previsão para esta segunda-feira (12) em Pernambuco

>> Veja onde mais choveu em Pernambuco nas últimas 24 horas

De acordo com a corporação, por volta das 6h30, o ônibus da empresa Vera Cruz, que fazia a linha Alto Dois Carneiros, atravessava a Avenida Dom Helder Câmara quando sofreu uma pane. A corporação, então, foi acionada para fazer o resgate.

Os transtornos por conta das chuvas fizeram com que o Corpo de Bombeiros também atendesse diversas ocorrências nas últimas 48h, em toda a Região Metropolitana do Recife. Entre elas, 78 deslizamentos de barreiras, 70 pessoas que ficaram ilhadas, 90 fiações elétricas incendiadas e nove árvores caídas em vias públicas.

 

270 pessoas desalojadas

Já a Central de Operações da Secretaria Executiva de Defesa Civil registrou 78 deslizamentos de barreiras, oito quedas de árvores em vias públicas e cinco colapsos parciais de edificações (muros, tetos ou outras partes), que fez com que 270 pessoas ficassem desalojadas. Esses números correspondem aos registros feitos pelas coordenadorias municipais de Defesa Civil dos municípios de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Recife, Gameleira, São Lourenço da Mata e Tamandaré.

As equipes da Defesa Civil do Estado podem ser acionadas por meio da Central de Operações, pelos telefones 199 e 3181-2490. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pela população em caso de emergência, pelo telefone 193.

Vias interditadas

A retenção de água fez com que o Túnel Felipe Camarão, localizado no bairro do Jordão, Zona Sul do Recife, funcione com uma das faixas, no sentido Jordão, interditada nesta segunda-feira. Uma equipe técnica do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) se encontra no local com o objetivo de normalizar a circulação do tráfego.

>> Veja imagens dos pontos de alagamento que atrapalham o trânsito do Grande Recife nesta segunda

>> Confira pontos de alagamento e incidentes que atrapalham o trânsito nesta segunda no Grande Recife

Com isso, o DER sugere que os motoristas que trafegam no sentido Jaboatão/Recife, com destino ao bairro do Jordão, sigam pela Avenida Mascarenhas de Moraes, em direção ao Recife, e retornem pelo viaduto sobre a linha férrea, em frente ao edifício-garagem do Aeroporto.

O trecho do quilômetro 18,3 da BR 232, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, no sentido Recife (próximo ao Alphaville), também houve retenção de água. No entanto, o fluxo de veículos já está normalizado.

Chuvas

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas têm sido causadas pelo sistema meteorológico Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que é intensificado pela confluência dos ventos em baixos níveis. 

Os maiores volumes de água acumulados do final de semana foram registrados principalmente na Região Metropolitana do Recife, nos municípios de Olinda (327mm), o equivalente a 102% do esperado para o mês de abril; Recife (292 mm), 89% do esperado para o mês; Cabo de Santo Agostinho (274mm), 119% do esperado; Jaboatão dos Guararapes (274 mm), 97% do esperado; Camaragibe (268mm), 96% do esperado; São Lourenço da Mata (260mm), 106% do esperado para o mês de abril.

Na Zona da Mata, as chuvas também tiveram volumes consideráveis nos municípios de Ribeirão (159mm), o que equivale a 89% do esperado; Sirinhaém (154mm), 60% do esperado para o mês; e Rio Formoso (151mm), 55% do esperado.

Condições de níveis de rios

Com relação aos rios, foram emitidos três avisos hidrológicos para o Rio Capibaribe, que atingiu a cota de alerta nos trechos de São Lourenço da Mata e Paudalho. O Rio Ipojuca, na Plataforma de Coleta de Dados (PCD) no Engenho Tabocas, localizada no município de Pombos, na Zona da Mata do Estado, apresentou elevação, mas não atingiu cota de alerta.

Todos os rios do Estado encontram-se dentro da normalidade nesta segunda e não apresentam alterações em seus níveis até o momento. Algumas PCDs têm sido monitoradas com maior atenção, como é o caso de Ribeirão, no Rio Amaragi, e a de Barreiros, no Rio Una.

 

 

Tags

Autor