abastecimento

Compesa atualiza calendário e tira do rodízio de água 19 bairros do Recife

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) resolveu realizar um novo ajuste no calendário de abastecimento de água da região

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 20/04/2021 às 13:46 | Atualizado em 20/04/2021 às 18:56
Notícia
X

As chuvas dos últimos dias continuam gerando um impacto positivo no nível de mananciais localizados na Região Metropolitana do Recife. Com isso, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)  resolveu realizar um novo ajuste no calendário de abastecimento de água da região. O primeiro foi anunciado na semana passada. Dessa forma, desde essa segunda-feira (19), 120 mil pessoas que moram em áreas planas da Zona Norte da capital pernambucana, foram retirados do esquema de rodízio de água.

A partir do incremento de 200 litros de água por segundo do Sistema Alto do Céu, a população das áreas planas dos bairros da Mangabeira, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Cajueiro, Campina do Barreto, Fundão, Água Fria, Bomba do Hemetério, Beberibe, Arruda, Encruzilhada, Hipódromo, Torreão, Campo Grande, Espinheiro, Jaqueira, Tamarineira, Rosarinho e Aflitos será atendida com água todos os dias nas torneiras. Antes do ajuste, o regime de distribuição de água nessas áreas era de um dia com água para dois dias sem.

“Estamos animados por conseguir ofertar água todos os dias para essas 120 mil pessoas e, ainda mais, com a perspectiva de aumentar mais o nível dos mananciais, uma vez que a Região Metropolitana do Recife está no início do seu período chuvoso. Nesse cenário, a Compesa segue trabalhando incessantemente para levar mais água para a população”, disse a presidente da Companhia, Manuela Marinho.

>> Compesa inicia obra para nova rede de abastecimento em Igarassu

A alteração no calendário é possível porque o Sistema Alto do Céu, que operava com uma vazão de 700 litros por segundo, passa a operar com 900 litros por segundo. A mudança é resultado do aumento de 450 para 650 litros por segundo da água que é retirada dos rios Pitanga e Utinga, localizados em Igarassu.

Outros bairros que contaram com flexibilização do calendário

Na semana passada, foi anunciada a melhoria da oferta de água para os bairros de San Martin, Mangueira, Jiquiá, Ipsep, Afogados e Imbiribeira, no Recife, além de outras áreas dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, a partir do incremento alcançado com o aumento no volume de Pirapama, totalizando 430 mil pessoas beneficiadas.

“A ampliação da oferta de água para os pernambucanos é uma das metas que o Governo do Estado está empenhado todos os dias”, finaliza Manuela.

Confira todos bairros que contam com novo abastecimento desde essa segunda (19)

Recife

  • San Martin, Mangueira e Jiquiá ficarão 20 horas com e 28 horas sem
  • Ipsep, Afogados e Imbiribeira ficarão 4,5 dias com para 12 horas sem 
  • Mangabeira, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Cajueiro, Campina do Barreto, Fundão, Água Fria, Bomba do Hemetério, Beberibe, Arruda, Encruzilhada, Hipódromo, Torreão, Campo Grande, Espinheiro, Jaqueira, Tamarineira, Rosarinho e Aflitos terão água todos os dias nas torneiras

Jaboatão dos Guararapes

  • Piedade, Cajueiro Seco, Barra de Jangada e Candeias ficarão com água todos os dias
  • Muribeca ficará 6 horas com e 42 horas sem
  • Parte de Vila Rica ficará com um dia com e 10 sem

Cabo de Santo Agostinho

  • Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Praia do Paiva, Alto do Cruzeiro e Vila Pirapama terão rodízio eliminado

 

Tags

Autor