abastecimento

Compesa terá novo calendário para abastecimento de água na Região Metropolitana do Recife

Chuvas que caíram nos últimos dias no Grande Recife melhoraram o nível das barragens, segundo governador do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 14/04/2021 às 14:40 | Atualizado em 14/04/2021 às 18:34
Notícia
X

Atualizada às 17h09

As mesmas chuvas que causaram transtornos para boa parte da população da Região Metropolitana do Recife (RMR), nos últimos dias, elevaram o nível de armazenamento dos principais reservatórios que abastecem a região e passam a ser sinônimo de alívio. De acordo com governador de Pernambuco, Paulo Câmara, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) terá um novo calendário de abastecimento, flexibilizando o rodízio de água nas áreas mais críticas. 

"Com mais água, temos mais condições de intensificar a higienização das mãos e dos ambientes”, disse Paulo Câmara, no início da tarde desta quarta-feira (14) sem dar mais detalhes sobre quais locais poderão ser beneficiados com a flexibilização.

Já no final da tarde, a Compesa divulgou o novo calendário, que começará a valer a partir da próxima segunda-feira (19). No Recife, os bairros de San Martin, Mangueira e Jiquiá, que eram atendidos em um dia com água e cinco dias sem, agora receberão água no esquema de 20 horas com e 28 horas sem. Já os bairros de Ipsep, Afogados e Imbiribeira terão água nas torneiras 4,5 dias com para 12 horas sem. Antes, nesses bairros, era 2,5 dias com para 12 horas sem.

Em Jaboatão dos Guararapes, que enfrentava o rodízio mais rígido da Região Metropolitana do Recife, os bairros de Piedade, Cajueiro Seco, Barra de Jangada e Cadeias, que eram abastecidos, em média, no esquema de 30 horas com e 24 horas sem água, serão beneficiados com água todos os dias. Já Muribeca sairá de 12 horas com e 84 horas sem para 6 horas com e  42 horas sem. Parte do bairro Vila Rica, que contava com um dia com e 20 dias sem, passará para um dia com e 10 sem.

A estudante de fisioterapia Jayanna Silva, de 25 anos, é moradora do bairro de Cajueiro Seco e, desde o dia 25 de janeiro, quando a Compesa passou a validar o atual calendário de rodízio, tem sofrido transtornos em sua rotina.

"O problema não é só a falta de água, é que, além disso, quando ela chega é fraca. Eu moro em uma casa que é primeiro andar, em cima da casa da minha mãe, e, dificilmente, a água sobe para a minha residência. Sem falar que acaba demandando mais tempo para realizar os afazeres domésticos", disse a estudante, que afirmou se sentir aliviada com a notícia de que voltará a ter água todos os dias.

Já no Cabo de Santo Agostinho, locais como Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Praia do Paiva, Alto do Cruzeiro e Vila Pirapama terão o rodízio eliminado e, com isso, voltarão a receber água todos os dias. Antes a média era de 36 horas com água e 36 horas sem. Segundo a Compesa, além disso, haverá melhorias de pressão nas redes, o que significa a chegada da água mais forte na casa das pessoas, nas localidades de Garapú, Cohab e o Distrito Industrial da PE-60.

Válido desde o dia 25 de janeiro, o atual racionamento instituído pela Compesa tinha prazo indeterminado para sofrer alguma alteração. A situação das barragens que abastecem as cidades do Grande Recife, à época, encontravam-se em situação crítica, levando algumas localidades a ficar até 20 dias sem água.

CHUVAS

Desde a sexta-feira (9), os moradores das cidades do Grande Recife enfrentaram momentos de aflição com precipitações intensas. Rastros de destruição e pessoas desabrigadas foram alguns dos estragos causados pelas chuvas moderadas e fortes. 

A intensidade da chuva nos últimos dias foi ditada por um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). As maiores precipitações acumuladas no sábado e no domingo foram registradas nos municípios de Olinda (327mm), o equivalente a 102% do esperado para o mês de abril, Recife (292 mm), 89% do esperado para o mês, Cabo de Santo Agostinho (274mm) 119% do esperado, Jaboatão dos Guararapes (274 mm) 97% do esperado, Camaragibe (268mm) 96% do esperado, São Lourenço da Mata (260mm) 106% do esperado para o mês de abril, de acordo com a Apac.

Confira como ficará o calendário a partir de segunda (19)

 

Recife

  •  San Martin, Mangueira e Jiquiá ficarão 20 horas com e 28 horas sem.
  • Ipsep, Afogados e Imbiribeira ficarão 4,5 dias com para 12 horas sem 

Jaboatão dos Guararapes

  • Piedade, Cajueiro Seco, Barra de Jangada e Candeias ficarão com água todos os dias
  • Muribeca ficará 6 horas com e 42 horas sem
  • Parte de Vila Rica ficará com um dia com e 10 sem

Cabo de Santo Agostinho

  • Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Praia do Paiva, Alto do Cruzeiro e Vila Pirapama terão rodízio eliminado

 

Tags

Autor