SAÚDE

Maio Cinza: Hospital do Câncer de Pernambuco lança campanha de conscientização sobre o câncer de cérebro

O tumor cerebral pode apresentar sintomas que se confundem com outras doenças menos graves, como tonturas, dor de cabeça e lapsos de memória, o que dificulta o diagnóstico precoce

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 10/05/2021 às 10:18 | Atualizado em 10/05/2021 às 10:19
Notícia
X

Neste mês de maio, o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) lança a campanha "Maio Cinza" para promover a conscientização sobre o câncer de cérebro. A doença é considerada rara, porém, sua gravidade é alarmante, pois representa cerca de 4% das mortes por câncer no Brasil. Por atingir o órgão que domina o centro de comando de todo o corpo, o tumor no cérebro pode apresentar sintomas que se confundem com outras doenças menos graves, como tonturas, dor de cabeça e lapsos de memória, o que dificulta o diagnóstico precoce.



O câncer de cérebro surge a partir do crescimento desordenado das células que promovem sustentação e nutrição dos neurônios. É mais frequente em indivíduos entre 50 e 70 anos. É preciso atenção aos sintomas, e é de extrema importância procurar um médico na persistência dos sinais, muitas vezes negligenciados.

Não há formas diretas de prevenção da doença, por isso a descoberta na fase inicial é fundamental para um tratamento adequado. O tumor evolui rapidamente nas suas formas mais agressivas. “O diagnóstico e tratamento precoces podem manter o paciente com elevado grau de qualidade de vida com autonomia plena ou quase plena”, explica o coordenador da Neurocirurgia do HCP, Frederico Tavares de Lima.


Feito o contato com o médico, o profissional irá solicitar os exames necessários e identificar se os indícios apresentados pelo paciente estão associados ao câncer. O HCP alerta que também é preciso estar atento a outros sintomas como crises convulsivas, tonturas, falta de equilíbrio, fraqueza em um ou mais membros, problemas cognitivos, alterações no comportamento e sonolência excessiva. Os sintomas podem aparecer isolados ou de forma associada.

Fatores de risco

Segundo o Hospital do Câncer de Pernambuco, pouco se sabe sobre os fatores de risco associados ao tumor cerebral. A única circunstância conhecida, até o momento, é a exposição radiológica excessiva, que causa alterações genéticas.

O tumor pode ser classificado em quatro graus, sendo o grau 1 de caráter benigno, que evolui de forma mais lenta, e o grau 4, o mais agressivo. A chance de uma pessoa desenvolver um tumor cerebral maligno durante sua vida é inferior a 1%. “Em todos os graus, a doença é grave, visto que compromete o principal órgão do Sistema Nervoso Central (SNC)”, afirma o HCP.

HCP

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que conta com doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a funcionalidade. As contribuições podem ser feitas através do site.

Na unidade, o serviço de Neurocirurgia é responsável por tratar e cuidar de pessoas diagnosticadas com tumores que acometem o Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinhal) e Periférico (nervos). O serviço também promove atividades científicas: recentemente foi instalado o Fellowship em Neurocirurgia Oncológica do HCP, o mais novo programa de pós-graduação da instituição.

Tags

Autor