MOBILIDADE

Piloto Seguro: CTTU lança programa de conscientização para motociclistas durante Maio Amarelo

Também será criado um espaço reservado para as motocicletas na espera dos semáforos, à frente dos carros

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 11/05/2021 às 11:37 | Atualizado em 11/05/2021 às 11:55
Notícia
X

A Autarquia de Trânsito e Transporte de Pernambuco (CTTU), junto com a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), lança nesta terça-feira (11) o programa Piloto Seguro, com informações sobre segurança viária para motociclistas e mobilização de áreas de fiscalização. O projeto faz parte da campanha do Maio Amarelo - campanha internacional cujo objetivo é alertar para a segurança no trânsito.

De acordo com o relatório do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat), em 2019, o maior usuário contributivo para sinistros de trânsito com vítimas foi o condutor de moto, com 15,3% dos casos. Segundo a Autarquia, a mobilização visa diminuir esses sinistros de trânsito com mortes e conscientizar os motociclistas.

Daniel Tavares/PCR
O projeto Piloto Seguro faz parte da campanha Maio Amarelo, que conscientiza sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito. - Daniel Tavares/PCR

O Programa Piloto Seguro atuará em três áreas – educação, desenho urbano, além da fiscalização e orientação – e foi desenvolvido com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária. Agentes de trânsito também passaram por capacitação, para desenvolver uma abordagem mais efetiva nas blitze de fiscalização e de orientação.

“Com esse novo formato de abordagens, os agentes de trânsito farão blitze educativas informando dados sobre os sinistros nas vias da cidade e reforçando a necessidade de reduzir os fatores de riscos, como o excesso de velocidade e o afivelamento incorreto do capacete”, afirma a CTTU.

Além disso, com uma sinalização educativa, serão implantadas áreas de ‘motoboxes’ na avenida Norte, na Zona Norte do Recife, e na Conselheiro Aguiar, localizada na Zona Sul. Nos locais, será criado um espaço reservado para as motocicletas na espera dos semáforos, à frente dos carros. Com isso, os motociclistas não precisarão mais esperar entre os veículos maiores.

Daniel Tavares/PCR
O Programa Piloto Seguro atuará nas áreas de educação, desenho urbano, fiscalização e orientação. - Daniel Tavares/PCR

O sistema de ‘motoboxes’ já foi implementado em outras cidades, como é o caso de Fortaleza, no Ceará. Em um estudo realizado nesta cidade, foi identificada uma redução de mais de 33% de sinistros de trânsito com vítimas nos cruzamentos sinalizados com esse dispositivo.

“É importante dizer que essas áreas implantadas em outras cidades trouxeram resultados positivos na redução de sinistros de trânsito. Acreditamos que com esse programa implantado a partir de maio, contribuiremos para a redução de sinistros de trânsito, principalmente envolvendo os motociclistas”, declarou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Também serão investidos no Programa Piloto Seguro materiais gráficos para chamar atenção nos cruzamentos, além de campanhas educativas nas redes sociais oficiais da CTTU e da Prefeitura do Recife. O objetivo é que a população fique informada sobre os riscos do excesso de velocidade e do afivelamento errado do capacete - um dos maiores fatores de agravamento de sinistros de trânsito.

 Daniel Tavares/PCR
A campanha também conta com sinalização educativa. - Daniel Tavares/PCR

MAIO AMARELO

A campanha faz parte de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é uma parceria entre o poder público e a sociedade civil. O objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade.

O símbolo da campanha é um laço na cor amarela, que simboliza o movimento. A escolha proposital do signo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.

Tags

Autor